Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Mega operação da BM prende mais de 500 pessoas e apreende armas no RS

05/07/2021 - 11h30min

Atualizada em 05/07/2021 - 11h45min

Estado – Foi realizada no final de semana uma operação em 303 municípios gaúchos, sendo abordadas 5.626 pessoas. Desse total foram 689 estrangeiros, sendo 592 pessoas que foram presas em flagrante delito e quatro em cumprimentos de mandados judiciais. Além disso, 41 foragidos foram capturados e 30 menores apreendidos. Durante os três dias de Operação também foram registrados 321 Termos Circunstanciados.
Os Policiais Militares atenderam no total 951 ocorrências policiais com 1088 pessoas envolvidas. A operação fiscalizou 109 estabelecimentos, 3.175 veículos e retirou de circulação 35 armas de fogo, dentre elas 01 fuzil, além de 27 armas brancas e 402 munições. Durante as ações foram apreendidos, em moeda, R$ 19.761,89 e 6,54 quilos de drogas diversas foram apreendidas.
Ao longo da operação foram empregados 3.425 Policiais Militares e 990 viaturas dos 16 Comandos Regionais, Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e Metropolitano (CPM), com apoio dos comandos especializados (Ambiental, Rodoviário e de Choque), além do apoio de seis agentes e seis viaturas de outros órgãos.
Uma aeronave do Batalhão de Aviação forneceu suporte aéreo na Região do Alto Jacuí.

Compreenda a Operação Hoplitas

Com o objetivo de enfrentamento a delitos violentos, cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da instituição com o fim de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário especialmente selecionados a partir de análise criminal.
Para realizar as ações, a Brigada Militar lançou na atividade de policiamento ostensivo recursos humanos ordinariamente utilizados em demandas administrativas. Também reforçaram a operação militares estaduais da Força Tática dos Batalhões de Polícia Militar com responsabilidade territorial, das unidades de Polícia de Choque, do Batalhão de Aviação e do Batalhão de Operações Especiais. O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados “hóplon”, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo. Com essa inspiração, a Brigada Militar organiza mais uma ação em prol da sociedade gaúcha contra a criminalidade para propiciar maior tranquilidade e segurança.

Alguns Resultados da Operação

A Brigada Militar interviu em assalto a ônibus em Condor Por volta das 18h de última sexta-feira, quando a BM em Panambi foi comunicada da ocorrência de roubo a um ônibus com destino ao Paraguai. Com essas informações as guarnições da Brigada Militar (39° BPM) com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram as buscas, em Santa Bárbara do Sul, onde ocorreu um confronto armado com os suspeitos que fugiram para o mato após abandonarem o carro e alguns pertences roubados.
Com a fuga dos suspeitos as guarnições especializadas da BM foram acionadas (BOPE, BAvBM e 3°BPChoque) para realização do cerco policial na região. No sábado (03/07), um dos suspeitos foi resistiu a abordagem com disparos de arma de fogo contra as guarnições. Acabou alvejado, preso e socorrido ao hospital municipal de Santa Bárbara do Sul. Na manhã de domingo mais 8 pessoas foram presas na cidade de Carazinho durante as buscas.
Entre os presos estavam os autores do assalto e mais um grupo de pessoas que foram resgatá-los, também foram apreendidas 5 armas, sendo 4 revólveres e uma espingarda calibre 12. BM em Caxias do Sul prende suspeitos em negociação de fuzil BM em Caxias do Sul prende suspeitos em negociação de fuzil.

Negociação de fuzil

As guarnições da Brigada Militar em Caxias do Sul foram informadas que haveria uma negociação de um fuzil na cidade. Após o alerta os policiais militares foram até o local informado na denúncia e flagraram três indivíduos negociando o armamento, um fuzil calibre 7mm com 8 munições.
Os envolvidos foram e apresentados na Delegacia de Polícia.
Um traficante foi preso em Porto Alegre domingo domingo dia 4. Os policiais do 1° Batalhão de Polícia Militar (1° BPM), prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas na Vila Nova em Porto Alegre. Com ele foram encontrados um revólver e 16 munições cal.38, uma arma de pressão, um simulacro, 14 munições cal.380, uma munição cal.32, 175 pedras de crack, 21 porções de maconha, uma porção de cocaína, dois aparelhos celulares, uma câmera, uma balança e uma quantia em dinheiro. A operação aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de julho.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.