Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ministro da Saúde prevê iniciar vacinação contra a Covid no país na próxima quarta

17/01/2021 - 18h19min

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste domingo, 17, em coletiva no Rio de Janeiro, que a previsão do início da vacinação no Brasil contra a Covid-19 começa na quarta-feira, 20, às 10 horas. Já nesta segunda-feira, 18, inicia a distribuição das doses aos estados. Hoje, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso dos imunizantes do Instituto Butantan/Sinovac (Coronavac) e Oxford/Astrazeneca para uso emergencial no país.

A distribuição das doses será feita pela Força Aérea Brasileira (FAB) a “pontos focais” definidos por cada estado, segundo ele. Pazuello disse que as 6 milhões de unidades da vacina do Butantan, que serão distribuídas de forma proporcional entre os estados. O estado de São Paulo, responsável pelo Butantan, a princípio deve ficar com 1,5 milhão, e entregar as outras 4,5 milhões ao governo federal.

Mais cedo, logo após a aprovação da Anvisa, o estado paulista vacinou a primeira pessoa no país: a enfermeira Mônica Calazans, que trabalha no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Pazuello viu, no ato, uma “questão jurídica”, sinalizando que estaria em desacordo com a lei e o Plano Nacional de Imunização. Já a Procuradoria do Estado de SP disse que não viu irregularidades no processo.

O governo federal tenta também articular a logística de vinda ao Brasil de 2 milhões de doses da vacina da Oxford/Astrazeneca. Elas foram adquiridas junto ao Serum Institute, da Índia. Sobre este assunto, Pazuello afirmou que nos próximos dias esta questão também deve estar definida. “A Índia ia começar sua vacinação no sábado (16) e que seria interessante que essa saída das doses da Índia após o início da vacinação, 1 dia, 2 dias. Hoje é o primeiro dia após o início da vacinação”, comentou ele.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.