Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Modelos climáticos preveem primeiras geadas de 2021 ainda neste mês de abril

14/04/2021 - 10h12min

Geada no bairro Logradouro, em Nova Petrópolis, no ano passado (Créd.: Miguel Hidalgo/Arquivo pessoal)

Porto Alegre – As primeiras geadas e nevoeiros associadas às baixas temperaturas do ano devem acontecer ainda neste mês de abril, conforme boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs). Em maio e junho, estas formações climáticas devem também continuar acontecendo.

As previsões seguem o Modelo Regional Climatológico implementado no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet/UFPel) e o modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O prognóstico climático indica para abril e maio chuva um pouco abaixo da média em praticamente todo o Estado, exceto no Litoral, onde ficarão próximas da média.

Para junho, a chuva também deverá ficar um pouco abaixo da média, exceto no extremo sul e noroeste, onde deverão apresentar índices próximos à média histórica. Já as temperaturas devem ter comportamentos distintos conforme o mês. “Em abril, as temperaturas deverão ficar acima da média. Para maio e junho, o prognóstico indica temperaturas abaixo da média, com incursões de massas de ar frio, mais intensas e frequentes”, destaca a coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.