Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Operação contra facção prende mais de 20 pessoas

03/08/2021 - 10h11min

Atualizada em 03/08/2021 - 10h27min

Operação mobilizou 60 viaturas com cerca de 250 agentes policiais (Crédito: Divulgação/Polícia Civil Estadual)

Estado – Em uma das maiores operações contra o crime organizado do ano, a Polícia Civil prendeu cerca de 20 pessoas na madrugada e manhã desta terça-feira (3). O alvo foi uma facção envolvida em tráfico de drogas, crimes violentos, jogos de azar e apoio a políticos em Porto Alegre e Região Metropolitana. 

A força tarefa chamada “Cidade de Deus” cumpre 82 ordens judiciais em oito cidades gaúchas como Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Guaíba, Portão, Tramandaí e Pelotas. Entre os presos, está o vereador de Cachoeirinha (PSD), José Francisco Soares, conhecido como Juca. Ele é irmão do principal procurado na ação, Tiago Soares da Silva, um dos líderes da quadrilha Bala na Cara. 

De acordo com as investigações, Tiago responde por nove inquéritos por homicídios e tem antecedentes por cinco assaltos a banco, roubo de veículos, arrombamento de caixas eletrônicos, tráficos de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, indica que o vereador Juca ganhava mesada do grupo e participaria de ameaças realizadas aos rivais na política.

Suspeito também de usar o dinheiro dos crimes em sua campanha eleitoral, ele está sendo investigado pela 17ª Vara Criminal de Porto Alegre, que age contra o crime organizado. Ele também era investigado pelo Ministério Público Eleitoral, com possibilidade de ter seu mandato cassado.

A investigação iniciou quando a polícia prendeu um membro da facção que após acordo com a Justiça, colaborou com as investigações. O homem confessou que participou de 10 assassinatos e que o grupo esteve envolvido em 31 homicídios. O colaborador passou a integrar o programa de proteção a testemunhas ameaçadas.

Fonte: Gaúcha ZH/ Rádio Guaíba.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.