Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Operação no RS resgata mãe, filho com deficiência e mais cinco pessoas em situação análoga à escravidão

29/01/2021 - 10h05min

Situação encontrada pelos auditores em um dos locais (Créditos: MPT)

Porto Alegre – Sete pessoas foram resgatadas no Rio Grande do Sul de situações análogas à escravidão nos últimos dias, como resultado de uma das maiores operações já feitas no país contra a prática. Os resgates foram em Fontoura Xavier e Venâncio Aires. Duas das pessoas resgatadas têm deficiência.

As informações foram divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que realizou a operação com outros órgãos federais: Polícia Federal (PF), participam da ação integrada Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU). Os trabalhos começaram em 13 de janeiro e devem se estender até a primeira semana de fevereiro.

Os resgatados

  • Fontoura Xavier: três pessoas – um homem de 30 anos, uma mulher de 52 e um jovem de 19 anos, estes últimos mãe e filho com deficiência, que estavam há três anos em situação análoga à escravidão em plantio e colheita de fumo.
  • Venâncio Aires: quatro homens de idades entre 30 e 50 anos, mantidos em condições irregulares trabalhando na produção de carvão por um período entre três meses e um ano.

No país todo, foram 140 pessoas resgatadas em 23 estados. A equipe responsável pela chamada Operação Resgate reúne aproximadamente 300 policiais federais, 100 auditores fiscais do trabalho, 29 procuradores do trabalho, 78 agentes de segurança institucional participaram das ações. O estado que teve mais trabalhadores resgatados foi Goiás, com 24 pessoas retiradas de plantações de laranja.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.