Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Polícia Civil deflagra operação para combater violência contra idosos

05/12/2020 - 12h32min

Operação Vetus é deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal (Crédito - Divulgação)

País – Nesta sexta-feira (04), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por intermédio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI), deflagrou a Operação Vetus. A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso contra idosos registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Desde então, a PC/RS já apurou 702 denúncias, que culminaram com a instauração de 515 procedimentos investigativos, com atendimento a 536 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de 13 agressores em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Na data de hoje, foram averiguadas 144 denúncias, cumpridas 13 ordens judiciais, resultando na prisão de 4 pessoas. A ação ocorreu em 11 municípios do estado (Porto Alegre, Tapes, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canoas, Viamão, Alvorada, Gravataí, Soledade, Santo Angelo e Giruá).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.