Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Polícia Civil realiza operação contra facção criminosa da região nesta manhã

28/07/2020 - 07h43min

Taquara – A Polícia Civil, sob a coordenação do Delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore, desencadeou a segunda fase da Operação Cruz de Malta, no início da manhã desta terça-feira, 28. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com sede na cidade de Taquara e imediações.

A ação teve como finalidade combater os crimes de lavagem de dinheiro, contra a ordem tributária e organização criminosa praticados por um grupo que atua na exploração de jogos de azar há mais de 6 décadas na região. Durante a operação, foram cumpridas 44 ordens judiciais, sendo 07 mandados de busca e apreensão nas cidades de Taquara, 25 medidas constritivas de indisponibilidade de bens móveis e imóveis, bem como 12 afastamentos de sigilos fiscais, bancários e financeiros de empresas e pessoas físicas envolvidas.

De acordo com o Delegado Marcus Viafore, a operação é fruto de investigação policial que se estendeu por mais de um ano, por meio da qual a equipe identificou diversos integrantes da organização criminosa, os quais exploravam Jogos de Azar e reciclavam o capital ilícito obtido na cidade de Taquara e região há décadas.

A maioria dos investigados ainda ostentava poder aquisitivo e bens de luxo, totalmente incompatível com os rendimentos declarados. A título de exemplo, no ano de 2015, nas contas correntes do atual líder da organização, houve movimentação de 2 milhões de reais sem origem lícita declarada.

Ainda, nesta segunda fase, identificou-se a aquisição, por parte do grupo criminoso, de diversos imóveis utilizando-se de empresas de fachada, uma delas sediada em um imóvel residencial. Participaram da operação 35 Policiais de todas as Delegacias Especializadas do DEIC, utilizando-se cerca de 15 viaturas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.