Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Polícia Civil realiza operação contra quadrilha do “golpe dos nudes”

04/11/2021 - 09h55min

Foto: divulgação

Estado- Nesta quinta-feira, 04, foi deflagrada a Operação Cilada II/Quinto Pecado. Tal ação foi em conjunto entre a Polícia Civil de São Paulo por intermédio da D.I.G. (Delegacia de Investigações Gerais de Itapeva/SP), DISE (Delegacia de Investigações de Entorpecentes de Itapeva), Delegacia de Polícia de Itabera/SP e a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio da DRCID/DEIC (Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações) e da 25.ª Delegacia de Polícia Regional de Vacaria/RS.

As diligências visaram ao cumprimento de cinco mandados de prisão e treze mandados de buscas e apreensão domiciliares em quatro municípios gaúchos (Porto Alegre, Vacaria e Viamão), bem como em dois presídios estaduais gaúchos, nas Cidades de Vacaria/RS e Sapucaia do Sul/RS.

As investigações começaram no mês de maio/202, no Estado de São Paulo, sendo identificado que uma organização criminosa, atuante dentro e fora dos presídios gaúchos, praticavam o denominado “golpe dos nudes”, sendo tal crime da seguinte forma: após contatos iniciais dos criminosos com vítimas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, por meio de páginas e perfis “fake”, se aproximavam das vitimas e realizavam “trocas de mensagens, imagens e vídeos com imagens intimas”, e sequencialmente outros integrantes se passando por familiares e Autoridades Policiais, passavam a extorquir valores das vítimas em troca da não divulgação do conteúdo “compartilhado” entre a vítima e a suposta menina.

Salienta-se que em julho/2021 foi deflagrada a primeira fase da operação, chamada de Cilada I, sendo em tal ocasião identificada uma parte da organização criminosa, sendo a segunda fase na data de hoje executada.

As diligências contaram com o uso de treze viaturas da PC e mais de cinquenta policiais civis gaúchos e paulistas para cumprimento, sendo até o presente momento quatro presos, sendo que, destes, duas presas são de Vacaria, restando apreendidos diversos objetos, aparelhos telefônicos e outros itens.

Em Vacaria participaram da Operação Quinto Pecado vinte e cinco policiais civis de todas as delegacias da região de Vacaria (DP, DPPA, DPCA, DPR, Bom Jesus, Jaquirana, Campestre, Ipê e Esmeralda), além três policiais civis de Porto Alegre e oito policiais civis de São Paulo.

As autoridades policiais ressaltam que a internet é um universo perigoso e que os criminosos passaram a atuar nela também, portanto, todas as pessoas de bem devem ficar atentas em vista do crescente número de golpes e crimes cometidos no meio virtual.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.