Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

População com comorbidades será a próxima a se vacinar no Rio Grande do Sul

14/04/2021 - 17h39min

Porto Alegre – O governo do estado definiu que as pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades serão as próximas a se vacinarem contra a Covid-19, assim que os municípios encerrarem a aplicação das doses nos habitantes com 60 anos ou mais. Estima-se que haja 1.150.997 com uma das condições que favorecem esta imunização neste momento.

São comorbidades as seguintes doenças: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Conforme a secretária Arita Bergmann, a tendência é que o Ministério da Saúde utilize a mesma sequência de imunização. “Primeiro irão se vacinar as pessoas deste grupo que tenham 59 anos, depois 58, e assim por diante, em ordem decrescente”, afirma ela. Para comprovação da condição, é preciso apresentar ao posto de saúde um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc), ou utilização dos cadastros já existentes nas unidades.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.