Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Prefeito de Imbé é afastado do cargo em operação do MP por suspeitas de corrupção

05/11/2020 - 10h36min

Operação foi cumprida nesta manhã em Imbé e mais três municípios do RS e SC (Créditos: Divulgação/MPRS)

Imbé – O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, foi afastado do cargo após a realização de uma operação do Ministério Público Estadual (MPRS) nesta quinta-feira, 5, que investiga favorecimentos a empresários na contratação de prestação de serviços de locação de máquinas e caminhões, serviços de varrição, recolhimento de resíduos, obras de engenharia, calçamentos, entre outras.

Além dele, também foram afastados servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e de Habitação e Regulação Fundiária, de diretor de Licitações, de secretário adjunto de Obras e de assessor jurídico da Prefeitura, todos pelo prazo de 30 dias. O MP afirma que há evidências de crime de organização criminosa, crimes de responsabilidade, crimes contra a administração (corrupção ativa e passiva) e crimes licitatórios.

A operação, chamada “Afinidade”, cumpriu também 23 mandados de busca e apreensão na sede do Executivo Municipal de Imbé, residências dos investigados e empresas. Além de Imbé, os mandados foram cumpridos também em Tramandaí, Osório e Araranguá/SC. Segundo o MP, por meio da Procuradoria de Prefeitos, havia laços de amizade e parentesco entre Pierre e os empresários investigados.

A investigação revelou um esquema criminoso capitaneado pelo prefeito, cuja finalidade consistia no direcionamento de certames públicos visando o favorecimento de empresários locais e de familiares que operam, supostamente, por meio de “laranjas”. Há, ainda, fortes suspeitas acerca do pagamento de vantagens indevidas aos agentes públicos envolvidos no esquema criminoso, com consequente desvio de rendas públicas e prejuízo ao erário.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.