Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Proprietário de posto é preso por fraude em bomba de combustível e venda de produtos vencidos

17/03/2021 - 16h55min

Itens para a fabricação de alimentos estavam vencidos (Créditos: Divulgação/Polícia Civil)

Porto Alegre – O proprietário de um posto de combustíveis foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira, 17, no bairro São João, em Porto Alegre, em uma operação conjunta feita entre a Polícia Civil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Procon e Inmetro. A intenção do trabalho em parceria foi combater a fraude em bombas e testar a qualidade dos combustíveis.

Segundo a Polícia Civil, 16 bicos de abastecimento foram testados, e em quatro deles, havia irregularidades. Eles apresentavam erros de aferição acima do permitido, entregando menos combustível ao tanque dos veículos que iam abastecer. Para cada 20 litros abastecidos, cerca de 110 a 120 ml não eram injetados no tanque, sendo que o máximo permitido é 60 ml a cada 20 litros. Não houve indícios de fraude nos combustíveis em si.

Ainda conforme a polícia, o proprietário do posto pode ter tido um lucro ilegal de R$ 5 mil por mês, em virtude do tempo em que a bomba foi reparada pela última vez, e o volume de combustível comercializado pelo posto. A bomba irregular foi interditada pelo Inmetro até a regularização da mesma, e foram ainda coletadas informações das notas fiscais emitidas nos últimos 30 dias para verificação do real prejuízo ao consumidor.

Além disto, o Procon constatou produtos vencidos sendo comercializados na loja de conveniência do mesmo posto, assim como itens igualmente vencidos sendo utilizados para preparo dos alimentos para venda. O homem foi preso por crime contra as relações de consumo e crime contra ordem econômica.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.