Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

RS passa a vacinar todas as gestantes e puérperas

24/06/2021 - 08h03min

(Foto: Agência Brasil)

Estado – Todas as gestantes e puérperas maiores de 18 anos, com ou sem comorbidades, foram incluídas na vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul, podendo ser imunizadas com as vacinas Coronavac e Pfizer. A inclusão deste grupo no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 foi recomendada em nota conjunta publicada pela Secretaria da Saúde e Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs).

O motivo da decisão foi devido ao agravamento da pandemia e ao crescente aumento da mortalidade materna registrada no Estado devido à Covid-19. A última edição do Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna e Infantil do Rio Grande do Sul, publicada neste mês, informa que, de janeiro a abril deste ano, o Rio Grande do Sul registrou 35 óbitos maternos por Covid-19. Durante todo o ano de 2020, foram seis casos.

Para serem imunizadas contra a Covid-19, as gestantes devem levar ao posto de vacinação o cartão pré-natal ou um exame laboratorial/ecográfico comprovando a gestação. As puérperas devem levar documento de registro de alta hospitalar pós-parto ou certificado de nascimento.

*Com informações do Governo do Estado do RS

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.