Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Secretaria da Saúde quer suspender cirurgias eletivas em todo o RS até 31 de março

22/02/2021 - 10h36min

Porto Alegre – A Secretaria Estadual de Saúde (SES) expediu recomendação orientando que os hospitais de todo o estado suspendam cirurgias eletivas não emergenciais até o próximo dia 31 de março. Até lá, conforme a SES, a prioridade é concentrar os esforços das equipes para atendimentos suspeitos ou confirmados de Covid-19, bem como os equipamentos hospitalares.

A medida visa conter o acelerado número de internações pela doença no RS. Nesta segunda-feira, 22, de manhã, o governo estadual registra lotação de 85% dos leitos de UTI Adulto no estado, com 1.089 pacientes confirmados no setor e outros 217 com a suspeita ou outro agravo respiratório, além de 985 por outras causas.

Cirurgias eletivas são todas aquelas que podem ser postergadas sem possibilidade de causar agravamento das enfermidades a curto prazo em termos de risco de vida e perdas de função ou órgãos, ou que não sejam decorrentes de atendimento a pacientes pós Covid-19. A medida pode ser reavaliada a qualquer momento.

São considerados inadiáveis os seguintes procedimentos:

  • Atendimentos às gestantes bem como aos recém-nascidos e puérperas
  • Acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas (mesmo as eletivas)
  • Atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado (da 1ª consulta até a alta do paciente)
  • Atendimentos pediátricos
  • Atendimentos de trauma

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.