Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

TRADIÇÃO GAÚCHA: 24 de abril Dia do Churrasco e do Chimarrão

24/04/2021 - 11h49min

Atualizada em 24/04/2021 - 11h51min

Duas paixões dos gaúchos, Churrasco e Chimarrão (Crédito: Letícia Wacholz)

Estado – E neste sábado, 24, o Rio Grande do Sul comemora e cultiva o dia de dois ícones de sua cultura. Hoje é o Dia do Churrasco e do Chimarrão. Normalmente, muitos eventos alusivos a esta data estariam sendo realizados, principalmente pelos CTGs, mas com a pandemia persistente em nosso meio, a melhor forma de celebrar estes dois símbolos gaúchos será cada um em sua casa, ou da forma que for seguramente possível comemorar.

Tanto o churrasco quanto o chimarrão estão presentes com frequência no cotidiano dos gaúchos, em especial, é claro, o chimarrão, que acompanha muitas pessoas diariamente, em vários momentos do dia. Uma bebida geralmente compartilhada, neste período de pandemia, de protocolos sanitários e de precaução, ela se tornou uma bebida degustada individualmente por muitos. É comum se deparar com pessoa levando seu kit chimarrão ao trabalho, à caminhada, ao bate-papo, enfim, quem é gaúcho tem enraizado este carinho e boas lembranças relacionadas ao chimarrão e ao churrasco.

Lei – A data foi definida através da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, que institui o Dia do Chimarrão e do Churrasco.

 

 

Capital Nacional do Chimarrão fará Live

 

Venâncio Aires – A Capital Nacional do Chimarrão estará realizando na noite deste sábado, 24, um evento com transmissão ao vivo. Este ano, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) está mobilizando suas entidades e convidando o público para comemorar  a data através da live, às 20h, deste sábado, 24, e será transmitida pela página da entidade, no Facebook, direto da Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires.

O evento terá várias atrações regionais e contará com as participações especiais de César Oliveira & Rogério Melo; de Pedro Schwengber, da Escola do Chimarrão; e de Régis e Guilherme Marques, do Grupo Rodeio. Todos estarão participando gratuitamente.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.