Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

UFRGS adota Enem e vestibulares anteriores para ingresso de alunos no primeiro semestre de 2021

26/04/2021 - 15h05min

Crédito: SECOM UFRGS

Estado – A UFRGS aprovou um novo formato de ingresso nos cursos de graduação para o primeiro semestre de 2021. Desta vez, os candidatos poderão utilizar a nota que obtiveram no Enem, entre os anos de 2017 e 2020, ou de vestibulares anteriores, abrangendo também o mesmo período. A previsão é de que as aulas iniciem em agosto.

A medida, que foi autorizada pelo Conselho Universitário da instituição, foi tomada levando em conta a situação emergencial em que o país se encontra e o caráter excepcional, destacando sua validade apenas para a ocupação de vagas neste ano. De acordo com a explicação feita pela universidade, estão à disposição 3.980 vagas, sendo que será utilizada a melhor nota entre todas as provas realizadas, após a análise para o curso escolhido. Por meio do CPF dos candidatos inscritos, a própria universidade coletará as notas disponíveis e realizará o cálculo para identificar o melhor conceito de cada concorrente.

Já para o próximo semestre, caso as condições sanitárias permitam, está prevista a realização de um vestibular, o qual deve ter seu edital publicado, no mínimo, cinco meses antes do início do segundo semestre letivo. Caso sua realização não seja possível, será adotado o mesmo sistema desse semestre.

A previsão é de que as aulas iniciem em agosto. De acordo com a UFRGS, mais informações sobre as inscrições para esta seleção devem ser publicadas em breve. Em casos de pessoas que desejam se candidatar ao curso de Música, haverá a usual prova de habilitação específica, porém de forma virtual.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.