Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Uso de luvas para aplicação de vacinas não é obrigatório

16/02/2021 - 16h21min

Atualizada em 16/02/2021 - 16h38min

Mundo – Com o início da vacinação contra a Covid-19, muitos podem estar estranhando a aplicação da seringa sem o uso de luvas. O fato acabou gerando uma discussão sobre o assunto. O profissional da saúde não precisa usar luvas cirúrgicas, a não ser em situações bem específicas como irritação, corte, erupção ou outro tipo de machucado na pele do aplicador.

É indispensável manter as mãos bem limpas, passar álcool em gel entre os atendimentos e lavar as mãos com água e sabão a cada cinco pessoas imunizadas.

Confira as orientações da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen):

Para acolhimento e triagem do público

Máscara cirúrgica (trocada a cada duas horas ou sempre que estiver úmida ou suja);

Protetor facial (face shield) ou óculos de proteção;

Avental descartável (um por dia ou com trocas em situações excepcionais). Avental de tecido deve ser higienizado diariamente pelo serviço de saúde, evitando que o profissional leve a peça para casa.

Para vacinação do público

Máscara cirúrgica (trocada a cada duas horas ou sempre que estiver úmida ou suja);

Protetor facial (face shield) ou óculos de proteção;

Avental descartável (um por dia ou com trocas em situações excepcionais). Avental de tecido deve ser higienizado diariamente pelo serviço de saúde, evitando que o profissional leve a peça para casa;

Luvas: somente em situações específicas, como quando o vacinador tiver lesões cutâneas ou o paciente apresentar ferimento no local de aplicação da injeção. Outro indicativo de uso é para o caso de haver contato com fluidos corporais do paciente. Se utilizadas, as luvas precisam ser trocadas entre cada pessoa atendida, com a adequada higienização das mãos;

Máscaras dos tipos PFF2 ou N95 são recomendadas para ambientes sem ventilação ou circulação de ar adequadas, no trato com pacientes institucionalizados ou confinados (casas geriátricas ou presídios) ou com risco de disseminação de aerossóis (micropartículas de saliva ou secreção respiratória que ficam mais tempo suspensas no ar).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.