Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Vacina Pfizer começará a ser distribuída para municípios do interior do Estado

19/05/2021 - 10h36min

Atualizada em 19/05/2021 - 10h41min

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Estado – A Secretaria da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde começou a planejar, nesta semana, a distribuição de vacinas Pfizer para todos os municípios do Estado. As doses recebidas até então, estavam sendo aplicadas apenas na capital, por conta da forma como precisam ser armazenadas.

Assim, as 39.780 doses de vacina desse laboratório entregues no Estado na noite da última terça-feira, 18, devem ser enviadas, nas próximas semanas, para cidades do interior gaúcho. Além disto, será também distribuída uma remessa de 69.030 que está em estoque na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).

De acordo com os órgãos organizadores do processo, os imunizantes Pfizer serão utilizadas para imunizar pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades entre 38 e 39 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, e gestantes e puérperas que apresentem indicação médica após avaliação de risco/benefício.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, ressalta que, as doses precisam ser aplicadas em pouco tempo – por conta das necessidades de conservação –, por isso, será necessário que os municípios realizem um agendamento e cadastro prévio de quem receberá a aplicação, com o intuito de não perder nenhuma dose. Para garantir a melhor distribuição, armazenamento e aplicação das doses dessa vacina, serão feitos treinamentos de capacitação com as equipes técnicas dos municípios, sendo a primeira para equipes do interior, com início nesta quinta-feira, 20.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.