Conecte-se conosco

Destaques

Estiagem atinge os criadores de frango em Morro Reuter

27/04/2020 - 07h33min

Gilson possui dois reservatórios de 10 mil litros e vai instalar mais um. (foto: Rogério Savian)

Morro Reuter – Desde a semana passada o município decretou Situação de Emergência devido à falta de água e também pelos seus reflexos na produção agrícola. Para amenizá-la, a Secretaria de Obras está abrindo pequenos reservatórios de água. Outra medida é a contratação de uma empresa transportadora de água, que, junto com o caminhão-pipa da Prefeitura, se encarrega do abastecimento das localidades, beneficiando aproximadamente 450 famílias.

Porém, além da água para o consumo humano, outra demanda forte no município está nos aviários. Na localidade de Linha Cristo Rei, o agricultor e também avicultor, Gilson Schuhmacher, é um dos muitos que já estão com os poços secos e dependem de caminhão-pipa para abastecer o aviário. Ele conta que são necessários cerca de 1.400 litros diários de água para os 9.500 frangos que estão no aviário.

Aviários são a principal fonte de arrecadação da agricultura de Herval

Seca sem precedentes

Gilson tem aviários há cerca de 10 anos e nunca tinha passado por uma situação semelhante. “Já tivemos secas em anos anteriores, mas nenhuma delas passou perto do que está acontecendo agora. Minha sogra conta que a outra estiagem que teve aqui em casa, parecida com essa, foi há cerca de 35 anos. Dessa vez até o poço que a gente tirava água secou. Nossa sorte é que temos a água da associação para o consumo na casa. Mas essa também é preciso usar de maneira consciente para que não falte aos outros”. A água que Gilson recebeu de caminhão-pipa na semana passada foi buscada no Muckenthal, onde a Nutrifrango tem o incubatório. Quando construiu o aviário, Gilson colocou um sistema de calhas e caixas de água para aproveitar a chuva. São mais de 1.400 m² de telhado para captação, que ficam armazenados em dois reservatórios de 10 mil litros cada. “Esses reservatórios nos ajudam bastante. Pretendo instalar mais um de 10 mil litros nos próximos dias. Mas para encher eles é preciso chover”.

Acidente envolvendo carro e moto na BR-116, em Dois Irmãos