/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

“A prioridade é a emergência. Precisamos priorizar a vida”, diz secretário sobre atendimento de acidentados

09/08/2019 - 09h13min

Atualizada em 12/08/2019 - 09h52min

Dois Irmãos/Morro Reuter/Herval – Os últimos 30 dias foram violentos no trânsito. Por diversas vezes, bombeiros e Samu enfrentaram situações difíceis para socorrer vítimas de acidentes. Em apenas 30 dias, ocorreram pelo menos oito colisões com pessoas presas em ferragens ou com lesões graves, com risco de morte. Nestas ocorrências, infelizmente, duas pessoas morreram, mas oito delas contaram com o socorro imediato e hoje se recuperam, algumas em hospitais ainda outras já em casa.

Tantos acidentes de trânsito graves refletem diretamente no atendimento nas emergências. Em Dois Irmãos, a referência para o primeiro atendimento é o Postão 24 Horas. As vítimas, via de regra, são resgatadas dos locais da colisão e levadas até a unidade. A equipe médica começa a luta para manter o paciente o melhor possível e também passa a tentar conseguir leito nos hospitais. “Vítimas de acidente ou paciente com quadro grave mudam completamente a rotina do serviço de emergência no município. A prioridade é a emergência. Quando um paciente chega assim, os médicos se voltam para isso. Sempre temos dois médicos no Postão e eles passam a se dividir para atender o paciente e, se necessário, já para conseguir leito em UTI. É uma luta contra o tempo e, com isso, os pacientes que não estão com quadro de emergência precisam esperar. Tem situações que essa espera pode ser de duas ou três horas. Enfrentamos um pouco dessa dificuldade, de compreensão das demais pessoas dentro da emergência. Mas não tem outra maneira de agir e a espera vai acontecer nestes casos. Precisamos priorizar a vida, focar os esforços em tentar salvar aquele que está com quadro mais crítico”, pontua o secretário de Saúde, Afonso Bastian. Em casos de traumas de acidentes, a referência para Dois Irmãos é o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas.

Sair da versão mobile