Destaques
Inverno positivo cria grande expectativa de produtores para a próxima safra
S.J. Hortêncio/P. Lucena – Mesmo com altos e baixos, frio intenso e calor, chuva e geada, o inverno deve favorecer a vida dos produtores rurais da Encosta da Serra para a safra que se aproxima. Esta é a expectativa de autoridades da agricultura e colonos da região, que preveem uma colheira praticamente perfeita, longe do ocorreu no início deste ano, quando a falta de chuvas acumulou prejuízos aos produtores.
De acordo com o secretário da Agricultura de São José do Hortêncio, Breno Käfer, o clima da estação mais fria do ano transcorreu de forma favorável aos produtores da região. “Dá pra dizer que teremos uma safra muito boa, em função de termos geada e chuva bem distribuída, com uma reposição hídrica interessante. Acredito que o próximo ano safra será bem tranquilo”.
E o movimento em preparação para a próxima safra já está avançado em toda a região. O secretário destaca que este é o momento de realizar o plantio. “Agora é o período em que se planta tudo e estas culturas precisam do inverno. O frio mais tarde já prejudica a safra, mas nesta época do ano, do jeito que foi, é o ideal”.
Com esta previsão de safra ideal na região, os produtores viverão dois opostos em 2020. “Dá para se dizer que teremos duas situações em menos um ano: de janeiro a junho, quando nós tivemos uma forte estiagem e uma grande enchente, e da metade para o final, quando teremos um ano muito bom”, finalizou Breno.
Produtores na expectativa
A esperança de uma safra perfeita é vivida e evidenciada também por produtores rurais da região. Em Presidente Lucena, na sede, o agricultor Leandro Karling está desde o início do mês realizando o plantio direto de milho em sua lavoura. Ao todo, são 20 sacos de milho que ele está preparando em sua propriedade.
“Eu também imagino que a safra será boa. Para quem entende da lavoura, a terra está fofa devido às geadas. Isso para o plantio de milho é perfeito. O frio de agora em diante já não é bom, mas a terra já está preparada. Se não faltar chuva lá por novembro e dezembro, a safra será muito boa”, contou.
Karling também espera por condições climáticas favoráveis nos próximos meses, para evitar perdas como as do início deste ano. “O que foi perdido, não recupera mais. A esperança é de colher uma safra boa, o que não tivemos ano passado devido à seca. A agricultura depende muito do céu e o clima ideal pro milho é de que chova normalmente. Se der estiagem de novo, daí complica”.