Rua Guilherme Holer deve ter estacionamento oblíquo instalado até o final do ano. (Créditos: Rodrigo Thiel)

Ivoti – Novos pontos na região central do município, no entorno da Avenida Presidente Lucena, terão estacionamento oblíquo. Os estudos para a implantação deste tipo de vagas devem iniciar assim que as condições climáticas melhorarem.

De acordo com o diretor de Trânsito de Ivoti, Dionimar Kappaun, as ruas do centro do município que terão o estacionamento oblíquo são Gulherme Holer, Gaelzer Neto e Pedro Carlos Holler. Os pontos exatos destas ruas que receberão as vagas oblíquas ainda dependem dos estudos técnicos a serem realizadas.

As alterações nestas vias devem ser executadas entre o final deste ano e início de 2020. Na Rua Guilherme Holer, as mudanças devem entrar em vigor ainda em 2019. Já na Gaelzer Neto e na Pedro Carlos Holler, a expectativa é de que a ideia seja implantada no início do próximo ano.

Os estudos a serem realizados pela Prefeitura devem definir qual lado das vias devem receber o estacionamento oblíquo, visto que elas não são largas o suficiente para a implantação deste tipo de vagas em ambos os lados. Atualmente, apenas a Rua Jacob Schneck possui estacionamento oblíquo em Ivoti.

Além disso, de acordo com Kappaun, também serão realizadas novas pinturas e reforçadas as já existentes nas demarcações de vagas de estacionamento na Avenida Presidente Lucena, com o fim de otimizar os espaços, principalmente, para o comércio.

Prefeito

O prefeito Martin Kalkmann comentou sobre a iniciativa de implementar vagas de estacionamento oblíquo em mais locais no Centro. “Esta medida é importante para aumentar o número de vagas em uma região de grande movimento, de comércio, mas sem prejudicar a mobilidade”, destacou Kalkmann.

O que dizem os comerciantes

A ideia do estacionamento oblíquo em algumas vias transversais da Presidente Lucena agrada grande parte dos comerciantes do Centro de Ivoti. Entretanto, para a classe, o ideal seria que a Prefeitura tomasse outra atitude na região.

“Se o estacionamento realmente for criar mais vagas, se o estudo comprovar isto, sou a favor do estacionamento oblíquo nestas ruas”, destacou o proprietário de uma loja de calçados, Erineu Erhart.

Já outro comerciante, Luiz Bassedonio, proprietário de um bazar, não apoia a ideia. “Não vai mudar muita coisa porque ninguém procura estacionar nas laterais, todo mundo quer é estacionar na principal. O certo seria colocar um estacionamento rotativo na Av. Presidente Lucena”, destacou Bassedonio.

Outras duas pessoas, que não quiseram se identificar, aprovam a ideia do estacionamento oblíquo nas ruas transversais, sendo que uma também destacou a implantação do rotativo. “Esta medida (do estacionamento oblíquo) ver ser boa se realmente criar mais vagas, porque o estacionamento na Avenida Presidente Lucena é bem complicado, mas o ideal seria fazer um rotativo”, finalizou uma delas.