Dois Irmãos – Chegar em casa do trabalho e se deparar com uma porta ou janela quebrada e com todos os cômodos revirados. Ou acordar e perceber a falta de bicicleta ou botijão de gás no pátio. Estas tem sido duas situações vividas por algumas vítimas de furtos e arrombamentos nos últimos dois meses em Dois Irmãos. Nos meses de março e até a segunda-feira, dia 22 de abril, a Delegacia de Polícia já havia registrado 45 furtos em residências ou pátios de obras, principalmente. Alguns casos também são referentes a furtos em veículos. Nas últimas semanas, a situação tem preocupado ainda mais. Os crimes têm acontecido em bairros como Moinho Velho, Industrial, Floresta, Vale Verde, Travessão, Bela Vista e Primavera. No entanto, na última semana, o alvo principal dos ladrões tem sido o bairro Primavera. Somente em uma semana, foram pelo menos sete ações e em quase todas foram furtadas bicicletas.

O comandante da Brigada Militar, tenente Elton Dhein, ressalta que a corporação já vem tentando inibir a ação dos criminosos com um trabalho estratégico de abordagens em horários e locais pré-determinados. Por dia, em média, são abordados mais de 50 veículos e as barreiras costumam ocorrer em pontos mais vulneráveis. “Usamos justamente as ocorrências para fazer este trabalho de tentar evitar que o crime aconteça. A tentativa é de abordar suspeitos e inibir”.

TOME ALGUNS CUIDADOS: SEJA TAMBÉM UM OLHO DA SEGURANÇA

O tenente Elton reforça algumas dicas de segurança e ações que podem ser tomadas por todos moradores, a fim de auxiliar a polícia e também a tentar inibir a ação de arrombadores. “Não é incomum passarmos nos bairros e nos depararmos com portões abertos e moradores distantes, dentro de casa ou nos fundos. Dias atrás, nos deparamos com três situações dessas no bairro Moinho Velho. Em duas casas, paramos e conversamos com os moradores. Depois que fizemos o alerta, eles reconheceram a dimensão do perigo do portão aberto, por mais que fosse questão de minutos. Até agradeceram a atenção e alerta. No terceiro endereço, não tinha ninguém em casa. Infelizmente, não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo e a comunidade também é nossos olhos. Todas as medidas de segurança podem ajudar”, disse ele.

*Manter portões fechados, principalmente quando os moradores não estão por perto; ou fechá-lo assim que entrar de carro.

*Se perceber a presença de pessoas ou veículos suspeitos no bairro, acionar a Brigada Militar imediatamente, independente do horário. Uma ligação rápida pode ajudar a flagrar uma ação ou evitá-la.

*Evite deixar botijão de gás, bicicleta, brinquedos ou itens no pátio, mesmo que cercado.

*Se tiver condições, instale alarme. O disparo dele pode espantar o bandido e evitar prejuízo maior.

*Faça uma “rede de segurança” com seus vizinhos. Todos ajudando a cuidar de todos, principalmente quando um estiver viajando.

*E, principalmente, se for vítima de furto, registre ocorrência. Somente com ela, a polícia saberá da ação dos bandidos e poderá agir.

 

IMAGENS E PROVAS CONTRA OS BANDIDOS

A delegada Ariadne Langanke ressalta que a equipe de investigação está dedicada em conseguir material que possa ajudar na identificação dos autores dos crimes. “Não estamos medindo esforços, nossa equipe está focada em identificar esses indivíduos. Tivemos vários casos em apenas um bairro seguido e pedimos que se alguém tiver alguma imagem ou alguma informação que possa contribuir, nos ajude e entre em contato com a delegacia. Tudo que nos for repassado, será mantido em sigilo”, disse ela.