Conecte-se conosco

Esporte

Gauchão pode retornar em julho e sem rebaixamento

12/05/2020 - 19h00min

Competição depende do aval de todos os clubes envolvidos

Após encontro entre representantes de clubes gaúchos e dirigentes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi colocada em votação uma proposta para retomar o Campeonato Gaúcho ainda neste ano. A ideia é voltar a jogar na metade de julho, com uma importante alteração no regulamento: não ter rebaixamento em 2020. A medida se dá porque serão permitidas a inscrição e a contratação de novos jogadores.

Para que a proposta seja colocada em prática é necessária a concordância de todos os clubes da Série A votação até chegou a começar nesta terça, quando 11 presidentes proferiram seus votos. No entanto, o presidente do Brasil-Pel, Ricardo Fonseca, não estava presente no momento da decisão. Uma nova reunião foi marcada para quarta-feira, 14h, para terminar a votação.

Isso, porém, não muda a Divisão de Acesso, que manterá a subida de dois clubes para a primeira divisão em 2021. Assim, o Gauchão 2021 teria 14 equipes. No campeonato do próximo ano, quatro clubes seriam rebaixados, voltando a 12 equipes apenas em 2022.

Tudo isso será condicionado à liberação do governo do Estado e das prefeituras. Os clubes têm 24 horas para pensar nas propostas e responder à FGF. Há, ainda, possibilidade de que o calendário seja revisto, mas o plano é terminar o campeonato em campo.

Créd. GaúchaZH