Conecte-se conosco

Geral

Praticamente pronta: ponte entre Lindolfo e Hortêncio recebeu concreto conclusivo na sua base

30/06/2023 - 11h04min

Visitação dos prefeitos e vices foi na quarta à tarde Crédito: Cândido Nascimento)

Enquanto secar a concretagem, as laterais vão receber os devidos reforços

Cândido Nascimento

Lindolfo Collor/S.J. do Hortêncio – A ponte de Ferro entre as localidades de Campestre, São José do Hortêncio, e 14 colônias, Lindolfo Collor, está indo para a sua fase final. A equipe catarinense responsável pelo serviço esteve na quarta-feira cuidando dos detalhes de finalização da obra.
Na quarta-feira à tarde o prefeito de Lindolfo, Gaspar Behne, o vice Gilnei Prass e o secretário de Obras Nelson Treuhertz, junto com a prefeita de Hortêncio, Ester Koch, e o seu vice José Maurício Heck vistoriaram a obra que vai representar maior segurança aos veículos e pedestres que utilizarem o local.

INTERDIÇÃO

A ponte, construída na década de 1960 foi completamente interditada em 28 de fevereiro de 2022, pois estava com a antiga estrutura de ferro totalmente corroída, podendo acontecer algum acidente fatal no local, o que seria de responsabilidade dos dois municípios. Até então eram substituídos apenas os pranchões de madeira.
Dessa data em diante foi feita uma avaliação técnica, emitido um laudo por um engenheiro especializado no assunto, e iniciado o processo licitatório para a reforma total da ponte, de forma que ela renovasse a sua coluna principal e tivesse ferro e concreto na sua pista de rodagem, tendo ainda laterais reforçadas, e aumentando em um metro as suas duas cabeceiras. Inclusive terá guardrails em ambos os lados da nova estrutura, sobre a mureta final.
Segundo destacou o prefeito Gaspar Behne, foi uma obra acordada entre as duas administrações. O valor alcançou, R$ 1,4 milhão. A previsão era a conclusão em 17 de julho. Como foi colocado o concreto final da base dia 28, e deve passar pela “cura” (secagem) do material, a liberação total deve ser no final de julho.
“A ideia foi levantar as cabeceiras em um metro para oferecer uma maior segurança e, apesar de algumas críticas, vai ser melhor dessa forma, pois a gente pensa na segurança de todos. Acredito que as futuras administrações não terão que se preocupar com essa ponte por um bom tempo”, concluiu a prefeita Ester.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.