Conecte-se conosco

Colunistas

Guarda Municipal e Prefeitura chegam a entendimento e risco de vida será dobrado

18/04/2018 - 11h00min

O anúncio da Prefeitura que elevará o adicional de risco de vida para os agentes da Guarda Municipal (GM) é uma reivindicação antiga da corporação. O número e volume de trabalho da GM aumentou muito nos últimos anos. Como relatei segunda-feira, é impensável planejar ou ver a segurança pública estanciense sem a presença da Guarda Municipal atuando com poder de polícia na cidade. Logo, nada mais justo – também – que aumentar o benefício recebido. O índice será reajustado progressivamente nos próximos três anos. Até 2020, o valor sairá dos atuais 40% para 80%.

RISCO DE VIDA II

Não há como negar que o benefício é justo, afinal, a periculosidade do cargo exercido exige isto. A negociação foi longa, iniciou lá em meados de 2017 ainda, mas teve um desfecho positivo por parte da administração. A notícia, logicamente, foi recebida com alívio dentro da Guarda Municipal.

KERB

<10> Hoje, às 20h, tem apresentação da Banda Um Tom no palco da Praça 1º de Maio. A atividade integra a programação do 36º Festival de Kerb de Estância Velha. Além disso, o Coral União também abrilhantará a noite, segundo a programação. O evento tem como nome “Noite Cultural de Kerb”.

PONTO FINAL?

A manifestação do presidente da Câmara de Vereadores na última sessão do Legislativo foi para colocar fim na briga entre os colegas de Casa. De fato, a coisa estava indo longe demais nas últimas semanas. Era hora de pulso firme para colocar panos quentes nas brigas dos “galos”. É muito ruim para a imagem da Câmara este tipo de discussão. Lógico, como venho dizendo, os vereadores estão fazendo um bom trabalho. Encaminham sugestões – reclamam que não são ouvidos – mas isto é uma outra discussão – entretanto, estão cumprindo seu papel. Criaram novas comissões e estão, de fato, fiscalizando. É um avanço importante. Cortaram gastos em diárias. Estão dando o exemplo desde o ano passado na economia.

INFORMATIVO

Já está circulando na cidade o informativo da Prefeitura de Estância Velha listando as ações da administração no ano de 2017. Este, aliás, foi o primeiro do mandato da gestão Ivete Grade e Luciano Kroeff. O material tem 24 páginas e está sendo entregue nas residências. Em média, cada secretaria – além do Gabinete da Prefeita – possui duas páginas de conteúdo. Conforme a tiragem informada, são 15 mil exemplares.

DE MUDANÇA

Faltam poucos departamentos e secretarias para se incorporarem ao novo Centro Administrativo. No segundo andar do prédio situado na rua Anita Garibaldi, as reformas e adequações caminham em ritmo acelerado. A Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) foi a mais recente a chegar à sede do Executivo.