Conecte-se conosco

Esporte

Liga dos Campeões será decidida em torneio de 12 dias em Portugal

17/06/2020 - 15h30min

Atualizada em 17/06/2020 - 15h31min

Disputa final pela "orelhuda" será no dia 23 de agosto

A Uefa anunciou um modelo inédito para a Liga dos Campões da Europa. A temporada 2019-2020 da competição suspensa desde março devido à pandemia do coronavírus, terá seu vencedor conhecido em 23 de agosto, após um torneio de 12 dias entre os clubes que disputam as oitavas de final da competição, além das equipes que já garantiram classificação antes da interrupção da competição.

Os jogos serão disputados a partir de 12 de agosto em Lisboa entre as oito equipes restantes. Já garantiram passagem para a próxima fase PSG, RB Leipzig, Atalanta e Atlético de Madrid. As quatro outras vagas para o torneio final serão atribuídas após a disputa do restante dos jogos de volta das oitavas de final, previstos para 7 e 8 de agosto em lugares a determinar.

Um torneio similar acontecerá em quatro estádios da Alemanha para concluir a Liga Europa, informou a Uefa, após uma reunião de seu comitê executivo destinada a estabelecer um novo calendário para o futebol continental.

A entidade também informou que Istambul, onde seria disputada a final da atual edição da Champions antes das mudanças causadas pela pandemia, receberá a decisão da próxima edição da competição, na temporada 2020-2021. Assim, São Petersburgo sediará a final da Champions em 2021-2022.

Resta à Uefa definir se haverá presença de público nos estádios. A situação será “regularmente avaliada” em função do panorama sanitário europeu, informou a entidade que rege o futebol no continente.