Conecte-se conosco

Destaques

Meio Ambiente ainda busca quem descartou lâmpadas em terreno de Ivoti

04/02/2020 - 11h30min

Atualizada em 04/02/2020 - 11h32min

Ivoti – No final do mês de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma denúncia de um descarte irregular de lâmpadas fluorescentes de mercúrio. O caso aconteceu no bairro Jardim Panorâmico. Foram 62 unidades encontradas em um terreno baldio.

O secretário de Meio Ambiente, Ismael Petry, esteve no local com funcionários da Secretaria para retirar as lâmpadas. Ao Diário, ele contou que ainda está na busca de quem fez o descarte irregular. Ele lembrou também que materiais como lâmpadas devem ser devolvidos no fornecedor.

Quem descumprir essa obrigação, pode receber uma multa, já que é considerada infração ambiental. A denúncia de descarte irregular pode ser feito pelo telefone 3563-6788.

O RISCO

A fiscal ambiental Fabiane Führ explicou que as lâmpadas fluorescentes, apesar de serem mais econômicas que as incandescentes, possuem substâncias como o mercúrio, que se ingerido ou inalado, prejudica o sistema nervoso, fígado, medula óssea, vias aéreas superiores, pulmão, gengiva, pele, parede intestinal, glândulas salivares, coração, músculos, placenta e rim. Se estiver intacta, a lâmpada não oferece risco. Mas, ao ser rompida, libera vapor que pode ser aspirado por quem a manuseia.