Conecte-se conosco

Destaques

Meteoro explode em Nova Petrópolis

24/04/2020 - 09h33min

Atualizada em 24/04/2020 - 09h52min

Meteoro foi visto sobre Nova Petrópolis, Canela e Gramado (Créd.: Observatório Heller & Jung)

Nova Petrópolis – Um meteoro foi registrado explodindo no céu da Região das Hortênsias, acima de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. O fenômeno aconteceu no início da manhã de quinta-feira, 23, às 06h43. O registro foi feito por câmeras de um observatório localizado na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, chamado Observatório Espacial Heller & Jung.

O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 106,4 quilômetros, e desapareceu ao explodir a uma altitude de 67,1 quilômetros de altitude. A rápida aparição foi registrada por duas câmeras do observatório Heller & Jung, além de dois observatórios em Santa Catarina, um no município de Monte Castelo e o outro em Florianópolis.

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, do Heller & Jung, o bólido, meteoro característico pelo brilho intenso, tinha uma elevada magnitude de -6,8 e teve uma velocidade de 44,8 quilômetros por segundo.

“Apesar de estarmos no período da chuva de meteoros Líridas, o meteoro registrado não pertence a esta chuva. A chuva de origem é a phi Ophiuchids que tem seu pico máximo no próximo dia 11 de maio”, informou Jung ao G1 RS.

O professor contou também que a chuva dos Líridas, fragmentos do cometa Thatcher, poderá ser vista até o próximo sábado, 25.

 

Fonte: G1RS