Conecte-se conosco

Destaques

Morro Reuter confirma o primeiro caso de Covid-19

23/05/2020 - 11h37min

Atualizada em 23/05/2020 - 15h22min

Prefeita Carla Chamorro fez um pronunciamento na manhã deste sábado. (Foto: Divulgação/vídeo do pronunciamento)

Morro Reuter – A prefeita Carla Chamorro fez um pronunciamento na manhã deste sábado, 23, onde confirmou o primeiro caso de Covid-19 no município. A paciente é uma senhora de 73 anos, que está internada no Hospital de clínicas, em Porto Alegre. Não foram divulgados a identidade da paciente e nem o bairro em que ela mora.

Confira o ponunciamento da prefeita:

“Até a data de ontem não tínhamos registro de nenhum caso de de Covid-19 em nosso município, no entanto, no final da noite de ontem esse quadro mudou. Quero lhes informar que na terça-feira, 19, a Unidade Municipal de Saúde recebeu uma senhora, com 73 anos, com insuficiência cardíaca. A partir de algumas tomografias que foram realizadas, ela foi internada no Hospital de Clínicas por insuficiência cardíaca, visto que há anos ela vinha apresentando esse quadro clínico. Por praxe, o Hospital de Clínicas faz o exame em todo paciente que é internado e ontem de noite o município foi notificado pelo Hospital de Clínicas, que essa senhora deu resultado positivo em relação ao Covid-19.

A partir de agora, toda a familia está sendo notificada e vai entrar em isolamento na intenção de preservar a família, bem como toda a nossa comunidade. Uma vez que o contágio desse vírus é extremamente rápido e agressivo. Isso mostra de que todo o cuidado é pouco e de que a partir de agora precisamos intensificar ainda mais as ações de controle e preservação. O que nós temos que fazer? Intensificar ainda mais os cuidados. E aqui eu faço um apelo novamente a todos vocês. De que tomem cuidado e fiquem em casa. Só saiam de casa aquelas pessoas que realmente precisam  sair para trabalhar. E essas tomem todos os cuidados necessários. Que sigam o protocolo de higiene e cuidado. Que usem máscara. Tanto em espaço fechado quanto na rua. Que preserve o distanciamento entre as pessoas. Que lave com muita frequencia, com água e sabão, as suas mãos. E que quando retornarem às suas casas tomem todos os devidos cuidados na intenção de não estarem levando para dentro de suas casas este vírus.

Volto a repetir: todo o cuidado é pouco e a partir de agora ainda mais precisamos estar atentos porque o município de Morro Reuter é pequeno. Todos nos conhecemos e nos queremos muito bem. Isso também é um agravante no sentido de que todos estamos muito próximos das pessoas. Em funcão disso precisamos preservar o distanciamento social. Agora não é hora de fazer festinha, mesmo que em família. Nós temos a certeza de que tudo vai passar. Mas também temos a certeza de que o vírus está em nosso município. Ele pode estar sendo transmitido.

Por isso o nosso chamamento. Precisamos evitar aglomerações. Precisamos usar as máscaras constantemente porque essa é a orinetação da Organização Mundial da Saúde. Precisamos lavar constantemente as mãos com água e sabão, evitando o contato com as pessoas. Este é o nosso recado. Vamos manter vocês informados de toda a situação nova. Essa senhora está hospitalizada no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Vamos torcer para que tudo dê certo, que ela volte muito bem ao seu lar. Que tudo vai passar. Mas para isso precismos agora ainda mais da contribuição de cada um de vocês. É tempo de solidariedade, de empatia, de cuidarmos da nossa saúde e das pessoas que nós amanmos”, destacou Carla