Morro Reuter realiza dois dias de formação para professores

Morro Reuter – Os profissionais da Educação Infantil  voltam a receber as crianças nas escolas, a partir da próxima segunda-feira (28/1), mas antes disso já deram início a uma nova qualificação, para atender cada vez melhor os pequenos! Nessa quinta e sexta-feira (24 e 25/1) ocorre a 1ª edição do ano da “Formação para Profissionais da Educação Infantil”, sempre a partir das 8h, no Casarão da VRS-873, com o tema: “Ética, conhecimento e comprometimento com a infância: Consolidando um fazer na Educação Infantil”. O evento, organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), reúne em torno de 50 profissionais da Educação Infantil, incluindo diretoras, professores, pedagogas e estagiários.

A coordenadora da Educação Infantil da Smec, Aline Wingert, lembra que as formações foram implantadas em 2017 e visam qualificar ainda mais os profissionais, sendo que este ano serão realizadas pelo menos mais cinco edições. “Uma das nossas propostas para este ano é trabalhar cada vez mais com elementos da natureza, dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular, e incentivar cada vez mais o brincar como aprendizagem, já que as crianças aprendem brincando”, salienta Aline, que coordenou o evento ao lado da secretária de Educação e Cultura, Juliana Zimmer, e equipe da Smec. Dentro desse tema, o Casarão foi lindamente decorado com elementos como sementes, galhos e plantas que podem ser usados para atividades, em sala de aula.

“Construímos a escola com as crianças, com os profissionais da educação, as famílias, enfim, com toda a comunidade. A escola só é excelente se temos profissionais comprometidos. Desejo a todos e todas um ótimo trabalho em 2019, e que sigam garantindo a nossas crianças, o direito de brincar”, enfatizou a prefeita Carla Chamorro.

O evento contou, nesse primeiro dia, com as palestras “Retomando princípios fundamentais do trabalho pedagógico na Educação Infantil” e “Aprendendo a observar crianças: subsídios para o processo de avaliação na Educação Infantil”, com a psicóloga Doutora Gabriela Dal Forno Martins. O dia de formação será finalizado com apresentação das Diretrizes Municipais para a Educação Infantil. Já nessa sexta-feira (25/1), será apresentado o tema “Cultura, memória, identidade”, em uma interação com a personagem Herta, interpretada por Carlos Alberto Klein. Em seguida será a vez do workshop “O processo de planejamento na Educação Infantil: vivo, dinâmico e sistemático”, com a psicóloga Doutora Gabriela Del Forno Martins e a pedagoga Mestre Camila Bettim). À tarde a formação segue nas escolas.