Conecte-se conosco

Destaques

Município da região é o menos vulnerável à Covid-19 para idosos no RS

06/05/2020 - 16h12min

Região – Quatro municípios da região estão entre os dez do Estado que menos vão receber recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, a partir do segundo semestre, instituído como forma de auxiliar os efeitos da Covid-19. O rateio se baseia em um ranking municipal de vulnerabilidade de idosos de mais de 60 anos, criado pela Secretaria Estadual de Planejamento.

Conforme o estudo, municípios onde os idosos são menos vulneráveis aos efeitos da pandemia recebem menos recursos. É o caso de Lindolfo Collor, município menos vulnerável entre os 497 do RS neste índice, conforme a secretaria. Dois Irmãos é o segundo menos vulnerável, Ivoti o 4º e Estância Velha, o 9º.

No outro espectro, estão mais vulneráveis os municípios de Coqueiro Baixo, Porto Vera Cruz e Alecrim, fora da Encosta da Serra, porém que vão receber mais recursos do Fundo no RS. O valor em si não foi divulgado, apenas o índice, que será critério por parte da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para a divisão dos valores disponíveis no Fundo.

O índice considera pirâmide etária, de morbidade hospitalar e de condição socioeconômica dos idosos. Lindolfo Collor tem taxa de mortalidade esperada e taxa de morbidade abaixo da média estadual, bem como (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico) Idese maior. O município ainda tem percentual de idosos recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC) menor do que a média do Estado.