Conecte-se conosco

Destaques

13º para vereador em pleno caos? Morro Reuter não merece isso!

04/06/2018 - 20h58min

Atualizada em 08/06/2018 - 14h14min

Morro Reuter – Os vereadores de Morro Reuter estão se mobilizando para criar o próprio pagamento do 13º salário. A notícia, em um período de caos no país todo, caiu como uma bomba em Morro Reuter. Os edis já aprovaram o projeto de Lei que garante recurso financeiro para o pagamento, totalizando quase R$ 17 mil. Ainda falta votar o projeto de resolução, que institui o pagamento do 13º. Sem data definida, a esperança de muitos é a de que os vereadores revejam a atitude e não votem isso. A justificativa do presidente é evitar um possível e futuro apontamento do Tribunal de Contas. Parece que político é tudo igual: quando lhe convém, sempre acham uma vírgula em alguma lei ou no Tribunal de Contas. Mas jamais fazem o mesmo quando o interesse é do povo, e não deles!

A lei permite, sim, o pagamento de 13º para vereadores. Não é ilegal. Mas é moral? Se é algo tão justo assim, porque Daniel, Ternus, Pitcha, Galo Fino e seus colegas não defenderam o 13° na campanha?
Mesmo que esteja na Lei – escrita por deputados, muitos deles, corruptos – Morro Reuter merece isso agora? Enquanto tudo isso está acontecendo no país, Morro merece políticos daqui se beneficiando com mais “direitos”? Alguns, para tentar amenizar a pressão, já se anteciparam dizendo que vão doar o valor para instituições. Pergunto: isso é mais uma jogada política só para sair de “bonzinhos”? Nada garante que em 2019 eles vão doar. Ou nas próximas gestões. O dinheiro é deles, cada um poderá fazer o que bem entender. Dos nove vereadores, temos três que trabalham na Prefeitura, e, com a aprovação do 13º, passariam a receber duplamente dos cofres públicos.
A população está se sentindo traída. Muitos vereadores fazem questão de dizer que ouvem os moradores. Mas, nessa hora, nada de ouvir o povo. Os políticos, no geral, alimentam o hábito de divulgar suas notícias positivas nas redes sociais. Por que não fizeram o mesmo com a questão do 13º salário? Se é tão justo assim, porque tentaram esconder, porque ficaram quietinhos? Deixaram a bomba explodir, para depois tentar correr atrás do prejuízo, mas jamais vão convencer a população de que vereador deve receber esse “direito”. Se todos os políticos se preocupassem tanto com os direitos do povo, como se preocupam com os seus direitos, com certeza não estaríamos vivendo o caos em todas as esferas públicas do País. Repensem, vereadores, ainda dá tempo de não serem o Judas do povo de Morro Reuter (DO EDITOR).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.