Conecte-se conosco

Notícias

A beleza da Picada São Paulo

01/07/2022 - 16h09min

BR-116 possui encantos especiais durante o inverno (Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos)

Por Giordanna Benkenstein Vallejos 

Morro Reuter – O acesso para a comunidade de Picada São Paulo, que fica localizada em Morro Reuter, é realizado pela BR-116, por meio de um caminho adornado por plátanos, que mudam as cores da paisagem conforme a estação. Justamente por estar próximo da rodovia, Picada São Paulo é um local de fácil acesso para turistas, que são atraídos pela culinária, pelo povo hospitaleiro e pela paisagem natural do local, que é cercado por morros e natureza.

Além disso, a localização facilita a expansão econômica e por isso existem esquadrias, aviários, granjas, agricultura e comécio, sendo essa área uma parte importante do desenvolvimento economico de Morro Reuter.

Picada São Paulo é um lugar tranquilo e com temperaturas mais amenas, no qual os vizinhos são amigos de longa data e todos se cumprimentam pelas ruas. Os padroeiros são São Paulo e São Pedro, e todo dia 29 de junho os moradores comemoram o Kerb em homenagem a eles. A festa é anunciada pelo som dos foguetes logo as 6h da manhã e pela união das famílias em roda de uma mesa farta, com muita música e alegria – o tradicional baile será celebrado neste sábado, 2, na Sociedade.

Opinião dos moradores

Verno Buttenbender, morador e proprietário da Verti Móveis

A amizade é muito grande na Picada São Paulo, todo mundo se conhece. Gosto de morar aqui, nasci aqui e quero morrer aqui. Picada é bom para empreender, porque estamos entre Caxias e Porto Alegre, estamos no meio desses 60 Km e atendemos gente de todo lugar, por causa da localização. Aqui é sempre mais frio que Dois Irmãos e Picada Café, saímos de casaco e lá temos que tirar. Eu gosto da festa dos padroeiros, do São Pedro e São Paulo, e comemoro todos os anos o Kerb, se não é em casa, é na sociedade ou com um grupo de amigos.

Ketlin Sebastiany, moradora e empresária.

Eu moro aqui desde que nasci, acho que é um lugar bom de morar, é bastante seguro e gera muitos empregos para o município. Eu não escolheria morar em outro lugar, gosto muito de viver aqui porque é lugar que tu ainda consegue caminhar na rua com tranquilidade e tem muito moradores locais que são daqui, caminhando na rua uma pessoa cumprimenta a outra, porque todo mundo se conhece. Picada São Paulo é um lugar completo, que a gente pode tanto morar quanto trabalhar. Gosto bastante das partes rurais de Picada São Paulo, principalmente as que têm cachoeiras e que não estão em nenhuma rota turística. A gente vai na missa para os padroeiros e fazemos uma festa em família para celebrar. O que envolve comida é sempre ótimo.

Zelinda Albrecht, moradora e professora da Escola Prof. Franciso Weiler

Eu gosto daqui porque é um lugar calmo, os vizinhos se dão bem, todo mundo conversa e se ajuda. Moro aqui fazem treze anos e pretendo morar enquanto puder, tenho casa própria aqui e gosto por ser perto da BR-116. Nossa rua era de estrada de chão e conseguimos calçar toda ela, a Rua Edgar Sebastiany. Acho que toda a Picada é boa, chega na rodovia e é rodeada pelos plátanos, na frente da escola é um lugar bom para tomar um chimarrão, tem as casas enxaimel, a igreja São Pedro e São Paulo, gosto de tudo um pouco. Depois de um tempo é criado um vínculo pelo lugar, as pessoas se cumprimentam.

Luciana Beatriz Klein, moradora e merendeira da escola

Gosto da Picada São Paulo porque é uma comunidade unida, vim morar aqui fazem trinta anos e adoro. Gosto do restaurante, da sociedade, da comunidade em geral. Não comemoramos a festa do padroeiro. Antigamente a minha sogra fazia, mas os mais jovens não fazem tanto. Adoro trabalhar nessa escola, o grupo é bem unido, assim como a comunidade. Eu por mim não saio de Picada São Paulo, só no dia que eu partir mesmo. Aqui não tem assalto, problemas com drogas, é um lugar bem tranquilo e bom de morar.” 


Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.