Notícias

Alunos da rede estadual terão acesso à internet liberado

27/08/2020 - 10h53min

Atualizada em 27/08/2020 - 11h09min

Os estudantes contarão com internet liberada para auxiliar o acesso as plataformas educacionais. (Créditos: Reprodução)

Por conta das indefinições no calendário de retorno às aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19, hoje (27) será oficialmente anunciado que os alunos da rede pública estadual poderão contar com um recurso para auxiliá-los no andamento dos estudos. O sinal foi liberado para que todos os estudantes possam ter o pacote de dados ampliado, proporcionando melhor acesso às plataformas educacionais.

Conforme o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, o sinal foi liberado na última semana pelas operadoras Tim, Claro, Vivo e Oi – as quais representam 97% da telefonia móvel do Estado.

A liberação ocorre três meses após um acordo fechado com a Assembleia Legislativa, em 13 de maio — o Legislativo se comprometeu a repassar R$ 450 mil mensais para que cada aluno tenha um pacote com velocidade de 50 mbps (megabits por segundo) – que estará liberado apenas para acessar plataformas de ensino.

“Levamos meses entre o processo interno da contratação, assinatura e homologação. Agora, com a liberação do sinal, teremos um número maciço de alunos com acesso ampliado à internet, por computador ou celular”, afirma Karam.

A rede de educação estadual, segundo o secretário, conta com cerca de 800 mil alunos. Na plataforma Google Classroom, que está sendo utilizada para as aula online, há 655 mil alunos inscritos.  Com esta medida, o governo busca ampliar o número de estudantes acompanhando as atividades.

Confira o que é necessário para ter acesso ao serviço:
– O aluno precisa acessar o aplicativo EscolaRS pelo celular, utilizando o login da conta educacional do Google Sala de Aula.
– É necessário que a ficha cadastral do aluno esteja atualizada na escola para conseguir a autorização de acesso.
– Outras informações sobre o uso do aplicativo podem ser solicitadas na secretaria de sua escola ou pelo e-mail: escolars@seduc.rs.gov.br

(Crédito: Diário Gaúcho)

Sair da versão mobile