Conecte-se conosco

Notícias

Aos 14, começou com um café colonial; hoje, é o novo secretário de Turismo de Herval

14/07/2025 - 06h40min

Lucas aceitou o cargo e será nomeado ainda nesta semana. (FOTO: arquivo pessoal)

Ele assume no lugar do Max, que pediu exoneração

Santa Maria do Herval | O prefeito Gilnei Capeletti (MDB) confirmou, na sexta-feira (11), a escolha do jovem Lucas Molling como novo secretário de Turismo. A nomeação oficial deve ocorrer ainda nesta semana, com a publicação da portaria e o início oficial do trabalho à frente da pasta.

“Hoje de manhã foi feito oficialmente o convite ao novo secretário e ele aceitou, então semana que vem a gente vai fazer a nomeação, a portaria, e vai assumir a Secretaria de Turismo”, afirmou o prefeito.

Aos 24 anos, Lucas já integrava a equipe da Secretaria de Turismo e participou ativamente da consolidação do setor no município. A indicação vem após a exoneração de Marcos Cesar Stoffel, o Max, que pediu para sair na semana retrasada, e foi recebida com entusiasmo pela comunidade do Teewald, onde o jovem é figura conhecida pelo engajamento e iniciativas de impacto.

Convite foi feito pelo prefeito Gilnei na semana passada.

Trajetória marcada pelo protagonismo comunitário

Morador da localidade de Padre Eterno Baixo, Lucas Molling nasceu em 29 de julho de 2000. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Mauricio Cardoso e o Ensino Médio no Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer. Desde cedo, demonstrou sensibilidade para o turismo e a valorização cultural da cidade.

Em 2014, com apenas 14 anos, organizou a 1ª Caminhada Turística de Padre Eterno Baixo, que culminava com um café colonial. A proposta era simples: divulgar as belezas naturais do local e, com o valor arrecadado, investir em melhorias para a comunidade. Mesmo com um resultado modesto – cerca de R$ 300 –, a iniciativa permitiu a compra de árvores do tipo extremosa, que foram plantadas ao redor da Escola Mauricio Cardoso e hoje embelezam o vilarejo a cada estação.

A caminhada e o café colonial se repetiram entre 2015 e 2020, sempre com caráter voluntário e comunitário. A cada nova edição, o número de participantes crescia, ultrapassando 450 inscritos. Com o apoio da Prefeitura a partir de 2018, o projeto ganhou fôlego: diversas placas de sinalização em estilo colonial foram instaladas no interior e no centro da cidade, inspiradas na estética de Gramado e confeccionadas em madeira de lei, representando a identidade do Teewald.

Experiência na pasta e formação acadêmica

Em fevereiro de 2019, Lucas foi convidado pela gestão municipal a integrar oficialmente a Secretaria de Turismo, passando a colaborar em eventos, ações institucionais e na reorganização do Museu Histórico.

Já formado em Turismo pela Universidade Feevale desde janeiro de 2025, traz uma combinação de experiência prática, conhecimento técnico e profundo enraizamento cultural.

Além disso, atuou como catequista entre 2014 e 2018, integrou a diretoria da comunidade de Padre Eterno Baixo de 2018 a 2020, e trabalhou entre 2015 e 2019 na Calçados Schuck, também no bairro.

“É uma caminhada coletiva”, diz novo secretário

Lucas recebeu o convite do prefeito com alegria, mas também com responsabilidade.

“Recebi o convite de forma alegre, mas pensei por alguns dias, conversando com muitas pessoas, amigos e colegas, pois estando dentro do Poder Público sabemos que nem tudo é tão simples quanto parece do outro lado. Exige responsabilidade e resiliência para todos os momentos.”

Para ele, o desafio maior será manter o que já foi feito e ampliar o alcance do setor, respeitando os limites e possibilidades da máquina pública.

“A expectativa é de manter e seguir o trabalho que vem sendo feito, ampliando e desenvolvendo novas ações dentro do que é possível no meio público, onde tudo é desafiador.”

Lucas reforça que o êxito do turismo local depende da união de esforços:

“Sempre digo que para se ter o desenvolvimento turístico, o apoio e vontade da comunidade, empreendedores e todos que abraçam a causa é essencial. Essa é uma caminhada coletiva e muitas vezes com resultados apenas a médio e longo prazo, mas sempre possíveis.”

O novo secretário também destacou o quanto Santa Maria do Herval tem avançado como destino turístico.

“Isso já se observa nitidamente, o quanto evoluiu nos últimos anos e se torna cada vez mais destino. Devemos nos orgulhar do caminho que vem sendo trilhado pela nossa comunidade e nunca esquecer a essência do nosso Teewald.”

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.