Conecte-se conosco

Notícias

Após 30 anos de espera, poderá ter três asfaltos entre Herval e Gramado; entenda

24/04/2024 - 11h07min

Atualizada em 24/04/2024 - 17h26min

Projeto da ERS deve ficar pronto até o final deste ano; e há outros dois pontos em discussão

Por Cleiton Zimer 

O tão sonhado asfalto entre Santa Maria do Herval e Gramado, através da ERS-373, está quase pronto. A via vai encurtar em 20 quilômetros o caminho entre Porto Alegre e a Região das Hortênsias, trazendo um novo panorama para o turismo do Estado e, ao mesmo tempo, ao desenvolvimento local. A conclusão está prevista para o final deste ano.

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), 90% já está finalizado. Dos 10,2 quilômetros que faltavam ser pavimentados, nove estão prontos.

Os segmentos em que o asfalto já foi implantado ficam entre os km 6,2 e 12,5; do km 5,9 ao 3,8; e do 3,5 ao 2,9 – nos trechos entre os bairros Boa Vista e Alto Padre Eterno/Herval, indo em direção à Serra Grande/Gramado.

“Estamos muito perto de comemorar a entrega desta obra que impulsionará significativamente o turismo no Rio Grande do Sul”, ressalta o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “A pavimentação da ERS-373 não só proporcionará uma rota mais ágil a Gramado, como também favorecerá a economia de Santa Maria do Herval, sobretudo a produção de gêneros agrícolas”, projeta.

O cronograma dos serviços prevê, ainda, a restauração do trecho antigo da via com sete quilômetros já pavimentados – que atualmente está em situação crítica por conta de inúmeros buracos.

“Nosso objetivo é trabalhar a ERS-373 na totalidade, para que os usuários possam usufruir dessa nova rota à Serra Gaúcha com conforto e, principalmente, segurança”, salienta o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Mais de R$ 30 milhões do governo do Estado foram investidos até o momento. Atualmente as máquinas estão entre a região e Alto Padre Eterno e Serra Grande e, portanto, há constantes bloqueios no trânsito – com desvios sendo sinalizados.

Obra da ERS está em andamento, entre Padre Eterno Alto/ Herval e Serra Grande/Gramado.

Acesso pela pedreira

O asfalto parecia um projeto que jamais sairia do papel. Foram inúmeras as vezes em que se falou nisso nos últimos 30 anos e, sempre, as expectativas dos moradores eram frustradas. Medições chegaram a ser feitas mas nunca passou de algumas estacas na lateral da estrada.

Mas em 2021 o rumo desta história começou a mudar. A bancada federal gaúcha, por intermédio do deputado Marcel van Hattem (NOVO), destinou cerca de R$ 9 milhões para dar início à obra.

O governo do Estado, depois disso, decidiu tomar as rédeas e arcar sozinho com o projeto. Com isto, em tese, este dinheiro bancada “sobrou”.

Agora este recurso federal deve ser aplicado pelo acesso da Pedreira – da localidade de Alto Padre Eterno/Herval indo em direção à Sociedade Independente, em Serra Grande, Gramado.

Ou seja: por mais de três décadas os moradores estavam esperando para realizar o asfalto e, agora, terá dois.

“A obra da variante da Pedreira será executada com o recurso da bancada federal. O projeto e o orçamento já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal, que recomendou apenas ajustes antes do envio do projeto à Central de Licitações (Celic) – o que deve ocorrer ainda neste semestre”, informou o Daer. Algumas máquinas já estão trabalhando no trecho.

E pela Renânia

Além disso também está sendo discutido um terceiro ponto: o asfalto entre Gramado, na altura da Sucos Ghesla, até a igreja da localidade de Nova Renânia/Herval – no outro extremo da cidade.

A proposta é que o valor que teoricamente “sobrar” da execução da Pedreira seja aplicado para pavimentar este trecho.

A reportagem procurou o Daer para entender como está este tramite e, em nota, foi informado que “isso será definido depois da aprovação final da Caixa quanto ao orçamento atualizado. Se for possível, poderá ser contemplado esse outro segmento sim”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.