Notícias
Após pressão da Frente da Agropecuária Gaúcha, governo anuncia Avançar rural em novembro
O governo estadual deve anunciar, na segunda quinzena de novembro, um Avançar para o meio rural, com execução de recursos a partir deste ano até 2022. As informações foram repassadas pelo secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a deputados integrantes da Frente da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18). Desde agosto, o grupo pressiona que o segmento seja fomentado dentro do Avançar.
Na reunião, os parlamentares apresentaram sua proposta para o programa, que denominam Avançar Desenvolvimento Rural. Eles foram recebidos ainda pelo Secretário do Planejamento, Cláudio Gastal, e pelo- Secretário-Adjunto da Agricultura, Luís Fernando Rodriguez Junior. Lemos acrescentou que 80% das sugestões da Frente constam no programa que está sendo criado, ainda assim, haverá uma reanálise. Os deputados voltam a se reunir com o governo até o dia 9 de novembro.
Presidente da Frente, o deputado estadual Elton Weber (PSB) saiu satisfeito com as sinalizações. “Nossa intenção é garantir verba extra ao Orçamento do Estado para o desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul, em especial para projetos e ações vinculadas ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper)”, disse Weber.
Confira abaixo as ações sugeridas ao governo.
As propostas entregues na Casa Civil:
Agroindústria Familiar – Estruturação de agroindústrias via FEAPER
Agricultura Familiar – Projetos de produção via FEAPER, como recuperação de solos
Apoio a feiras da Agricultura Familiar – Fomento à comercialização
Apoio a Cooperativas de Produção – Projetos de cooperativas via FEAPER
Pecuária Familiar – Fortalecimento da pecuária familiar via FEAPER
Infraestrutura – Equipamentos para perfuração de poços artesianos
Infraestrutura em Energias Renováveis – Projetos de geração de energia via FEAPER Armazenamento de Água e Irrigação – Projetos via FEAPER
Assistência e extensão rural
Deputado participantes da reunião:
Elton Weber (PSB)
Beto Fantinel (MDB)
Adolfo Brito (PP)
Mateus Wesp (PSDB)
Clair Kuhn (MDB)
Ernani Polo (PP)
Carlos Burigo (MDB)
Zilá Breitenbach (PSDB)