Destaques

As belezas da localidade de Marcondes, em Herval

31/01/2020 - 15h44min

Atualizada em 31/01/2020 - 19h00min

Santa Maria do Herval – Apesar de ser distante da área central do município, os moradores da localidade da Marcondes não escondem o orgulho do lugar onde vivem. “Aqui é muito bom de morar. É um lugar tranquilo onde todos se sentem bem”, disse Lucila Hoffmann, de 71 anos, que é aposentada e, mesmo assim, ainda trabalha na roça e, além disso, cuida do seu neto Enzo, de dois anos.

“Outra coisa boa é que, mesmo sendo distante, passa ônibus aqui para quem quer trabalhar e, também, para estudar. As crianças são praticamente pegas na porta de casa, então só temos a elogiar”, disse.

Agricultura

A renda dos moradores tem sua base na agricultura e, dessa forma, a localidade gira em torno do segmento, já que não existem indústrias perto. Quem quiser trabalhar em uma fábrica de calçados, ou então em qualquer outro setor, precisa se deslocar para outras localidades de carro, ou então, de ônibus.

Qualidade de vida

Morando na localidade desde criança, o casal Maria Noeli Ternus e Victor Antônio Ternus, destacam a qualidade de vida do local. “O fato de ser meio longe de tudo é um problema. Mas se for comparar a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, a paz que temos, então não podemos reclamar”, disse Victor.

Ele e a esposa já estão aposentados. Ele tem 67 e ela 65 anos e, desde sempre, foram agricultores. “Mesmo estando aposentados, ainda trabalhamos um pouco na roça para ajudar na nossa renda. Claro, não trabalhamos mais tanto quanto antigamente. Mas mesmo assim, não paramos e pretendemos continuar até onde a saúde nos permitir”, disse dona Noeli.

Investimentos

Por ser uma região agrícola, a prefeita Mara Sfoffel destaca que a Prefeitura sempre está preocupada em “manter as estradas em ordem para a escoação”. Afirmando também que, pela necessidade agrícola, a maior demanda da Administração gira em torno “dos incentivos para os produtores locais” da Marcondes.

Religiosidade

A maioria dos moradores da Marcondes é católica. A Igreja Nossa Senhora da Purificação foi construída em 1951 e, até hoje, é o ponto de encontro dos fiéis que, a cada duas semanas, se reúnem para a missa.

Igreja Nossa Senhora da Purificação foi construída em 1951 (FOTO: Cleiton Zimer)

Ao lado da igreja está localizado o salão da comunidade que, de acordo com os moradores, ainda mantém a tradição de fazer uma festa e um baile por ano. “Antigamente era mais movimentado”, disseram moradores.

Lucila Hoffmann, 71 anos, com seu neto Enzo de 2 anos

 

“Aqui é muito bom de morar. É um lugar tranquilo, onde todos se sentem bem”

 

Victor Antônio Ternus, 67 anos

 

“O fato de ser meio longe de tudo é um problema, mas a qualidade de vida é boa”

 

Maria Noeli Ternus, 65 anos

 

“Mesmo aposentados, ainda trabalhamos um pouco na roça para ajudar na nossa renda”

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário