Conecte-se conosco

Notícias

Asfalto que encurta em mais de 20 km trajeto até Gramado deve ficar pronto nos próximos dias

14/06/2025 - 08h49min

Atualizada em 14/06/2025 - 09h07min

Trecho da rótula de Alto Padre Eterno foi asfaltando nesta semana (FOTOS: Lucas Molling / PMSMH)

A obra de asfaltamento da ERS-373 entre Santa Maria do Herval e Gramado, que encurta em mais de 20 quilômetros a ligação entre Porto Alegre e a Região das Hortênsias, está praticamente finalizada.

Os últimos 300 metros que faltavam de um total de 10 quilômetros, localizados no trevo de acesso à chamada “Rua da Pedreira”, em Alto Padre Eterno, foram asfaltados nesta semana. A rótula, que será o novo ponto de entrada para quem vem de Serra Grande, também já recebeu pavimentação, restando apenas a instalação de meio-fios e o acabamento dos canteiros.

No entanto, ainda não há uma data oficial para a liberação completa da via, mas, segundo o prefeito Gilnei Capeletti, a projeção da empresa executora é concluir os serviços na rótula até o fim deste mês. “Falei com o engenheiro Giovanni, da Pelotense, e ele informou que a intenção é terminar essa parte superior da rótula até o fim de junho”, afirmou.

Também está sendo executado o acostamento dos trechos já prontos.

Acostamento sendo executado nos trechos já prontos.

MAS…

Embora a obra do asfalto novo esteja ficando pronta, a liberação total ainda não é uma realidade, isso porque deve ser feita a recuperação da parte antiga, cerca de 7 quilômetros – o que vai gerar bloqueios parciais e até totais no trânsito.

Segundo o prefeito, os próximos passos envolvem a instalação de 17 travessias de tubulação sob a pista, o que vai gerar diversos impactos . “Essa etapa vai dar bastante transtorno, porque será feita com concreto, exigindo obras em meia pista. A previsão é de dois meses, dependendo do clima.”

A sequência da obra também prevê a colocação da tubulação da areia fluvial na lateral da rodovia. O trecho em questão, entre o Centro e Boa Vista, é fundamental para o sistema de abastecimento de água da cidade, razão pela qual o prefeito pretende acompanhar a execução in loco nas próximas semanas. Gilnei também alerta os moradores que dependem da rede para, caso ainda não tenham, instalem reservatórios pois há grande possibilidade de faltar abastecimento de água durante a instalação da nova tubulação.

E, após isso, terá a colocação da nova camada de asfalto.

Trecho acima passará por recuperação.

 

Obra integra o Plano Rio Grande

A pavimentação faz parte do Plano Rio Grande, com investimento de R$ 57 milhões do Tesouro do Estado. A obra, executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), prevê 10 quilômetros de pavimentação e outros 7 quilômetros de recuperação de asfalto antigo.

Dos sete quilômetros de recuperação asfáltica, dois serão concluídos no primeiro semestre de 2025, e os demais no segundo semestre de 2026.  A conclusão total está estimada para o primeiro semestre de 2026.

A nova rota não só encurta a distância para a Serra como também tem impacto direto no turismo e no desenvolvimento regional. “Essa iniciativa traz mais estímulo para uma região turística importante do nosso Estado”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Já o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, reforçou que o andamento da obra tem sido positivo e que os efeitos já são perceptíveis na mobilidade local.

Enquanto isso, turistas e moradores comemoram o avanço da pavimentação. A prefeitura já nota aumento na circulação de turistas, principalmente aos finais de semana.

Mas ainda é preciso estar atento: o trecho mais curto entre a Capital e Gramado já existe, mas segue exigindo atenção redobrada nos pontos mais antigos da estrada, assim como em locais onde a obra está em andamento.

PREOCUPAÇÃO NA VRS-873: A Curva da Morte

Um dos pontos de alerta é o trecho que antecede a nova obra: a VRS-873, que tem seu ponto crítico afunilado na ‘Curva da Morte’, logo na entrada da cidade – alguns quilômetros antes do novo asfalto. No local, dezenas de acidentes já aconteceram, com vítimas fatais e diversos feridos – principalmente com motoristas que desconhecem os riscos do trecho íngreme.

No último dia 4, o prefeito Gilnei, acompanhado do Deputado Estadual Gerson Burmann ( PDT), o vice-prefeito Félix Alles, o secretário de Obras Cleidir Arnold e os vereadores Geovani Kunzler e Fabiana Bassegio, estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, solicitando melhorias urgentes.
Eles reiteraram a necessidade da instalação de canchas de escape nas laterais da via, principalmente no trecho da curva. O Secretário Juvir comprometeu-se a encaminhar a demanda ao Diretor do Daer para verificar a viabilidade. Este já é um pedido antigo, que nunca saiu do papel.
Além disso, foi solicitado a necessidade de reforço e intensificação de sinalização relativa às condições do trecho, de placas de orientação de condução de veículos de carga, tais como velocidade máxima permitida, uso de freio motor, acentuado trecho em aclive/declive, em vista dos prolongados trechos acentuados da rodovia. Nesta semana, vereadores pediram também que sejam colocados informes alertando para a quantidade de acidentes que já aconteceram.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.