Destaques
Audiência sobre revisão do Plano Diretor é hoje em Dois Irmãos
Dois Irmãos – Nesta sexta-feira, às 18 horas, na Câmara de Vereadores, acontece uma audiência pública referente à revisão do Plano Diretor. O projeto de Lei 026/2019 já está sendo analisado pelos vereadores e a audiência é mais uma forma da população opinar. No Legislativo, a comissão do Plano Diretor é composta por Eliane Becker (relatora), Joracir Filipin (presidente) e Elony Nyland (vice-presidente). O Plano Diretor estabelece as diretrizes e proposições de desenvolvimento para Dois Irmãos e conta com cerca de 60 páginas. Ele foi encaminhado para a Câmara no início de maio.
A coordenadora da comissão que realizou as alterações no Plano Diretor, arquiteta Roberta Keller, ressalta que para concluir o trabalho foram realizadas 19 reuniões e 10 audiências públicas nos bairros. Uma das principais alterações é referente à compra de “solo criado”, chamado de Outorga Onerosa do Direito de Construir no Município. O município estabelece o direito de construir em determinada altura e, para isso, é cobrada uma taxa. “O valor é destinado para infraestrutura do bairro, como construção de praça e outras melhorias necessárias. Vale ressaltar que este trabalho do Plano Diretor foi feito com a participação de grupos e profissionais das diferentes áreas que estão envolvidas com o crescimento do município”, destacou o secretário de Planejamento e Habitação, Nei Ferraz. O engenheiro Cezar Schumann dos Santos pontua algumas flexibilizações, como a questão dos estacionamentos. Áreas de até 500 metros quadrados na zona central não precisam mais oferecer vagas de estacionamento, o que para a comissão ajuda no trânsito e estruturação da área central. Também foi apontada alteração nos recuos de esquina, que passam a facilitar mais também na questão trânsito.
POPULAÇÃO CONVIDADA A PARTICIPAR
O presidente da comissão da Câmara, Joracir Filipin, pede a presença da comunidade. “É muito importante que a comunidade se una para discutir, pois estamos falando do futuro, questões para os próximos 10 anos na cidade. Só vamos ter essa oportunidade outra vez daqui uma década”, disse ele.