Destaques

Audiência sobre revisão do Plano Diretor é hoje em Dois Irmãos

19/07/2019 - 09h10min

Atualizada em 22/07/2019 - 09h13min

Dois Irmãos – Nesta sexta-feira, às 18 horas, na Câmara de Vereadores, acontece uma audiência pública referente à revisão do Plano Diretor. O projeto de Lei 026/2019 já está sendo analisado pelos vereadores e a audiência é mais uma forma da população opinar. No Legislativo, a comissão do Plano Diretor é composta por Eliane Becker (relatora), Joracir Filipin (presidente) e Elony Nyland (vice-presidente). O Plano Diretor estabelece as diretrizes e proposições de desenvolvimento para Dois Irmãos e conta com cerca de 60 páginas. Ele foi encaminhado para a Câmara no início de maio.

A coordenadora da comissão que realizou as alterações no Plano Diretor, arquiteta Roberta Keller, ressalta que para concluir o trabalho foram realizadas 19 reuniões e 10 audiências públicas nos bairros. Uma das principais alterações é referente à compra de “solo criado”, chamado de Outorga Onerosa do Direito de Construir no Município. O município estabelece o direito de construir em determinada altura e, para isso, é cobrada uma taxa. “O valor é destinado para infraestrutura do bairro, como construção de praça e outras melhorias necessárias. Vale ressaltar que este trabalho do Plano Diretor foi feito com a participação de grupos e profissionais das diferentes áreas que estão envolvidas com o crescimento do município”, destacou o secretário de Planejamento e Habitação, Nei Ferraz. O engenheiro Cezar Schumann dos Santos pontua algumas flexibilizações, como a questão dos estacionamentos. Áreas de até 500 metros quadrados na zona central não precisam mais oferecer vagas de estacionamento, o que para a comissão ajuda no trânsito e estruturação da área central. Também foi apontada alteração nos recuos de esquina, que passam a facilitar mais também na questão trânsito.

POPULAÇÃO CONVIDADA A PARTICIPAR

O presidente da comissão da Câmara, Joracir Filipin, pede a presença da comunidade. “É muito importante que a comunidade se una para discutir, pois estamos falando do futuro, questões para os próximos 10 anos na cidade. Só vamos ter essa oportunidade outra vez daqui uma década”, disse ele.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário