Conecte-se conosco

Notícias

Benefício irregular a pescadores gera ação da Polícia Federal

31/07/2018 - 09h25min

Atualizada em 31/07/2018 - 09h46min

País- A Polícia Federal deflagrou a operação João XXI na manhã desta terça-feira, dia 31. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada na concessão irregular de seguro defeso, que trata-se do benefício concedido ao Pescador Profissional Artesanal durante o período de defeso da atividade pesqueira para a preservação da espécie. O nome da operação é uma referência bíblica que retrata sobre “A Pesca Milagrosa”, no livro de João, capítulo 21.

Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão preventiva, nas cidades de Caxias do Sul (RS), Belém (PA), além de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Almeirim (AP). Até o momento, o prejuízo apurado aos cofres públicos supera R$ 69 milhões.

A operação é um desdobramento da Operação Timoneiro, deflagrada em abril deste ano. Na ocasião, foi preso um servidor do MTb que atuava em Caxias do Sul, e foi responsável pela concessão fraudulenta de 6.988 benefícios.

Entre os presos, estão nove servidores públicos do Ministério do Trabalho (MTb) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Eles responderão pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem ser superiores a 40 anos de prisão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.