Notícias
Bombeiros de Estância Velha orientam sobre como lidar com invasão de animais durante o verão
Estância Velha – Com a chagada da primavera e agora do verão, aumentam também o número de ocorrências de problemas com animais, como cobras, aranhas, escorpiões, entre outros. Na semana passada, por exemplo, moradores do bairro Campo Grande, no loteamento Recanto do Sabiá, se depararam com uma cobra dentro da garagem de sua casa, fato este noticiado na edição do Jornal O Diário desta quarta-feira, 23.
Terreno baldio sem manutenção traz problemas a moradores de Estância Velha
Tendo isso em vista, o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do município, Luciano Duarte, deu uma série de orientações à população de como proceder neste tipo de situação.
Segundo o Comandante Duarte, se a incidência for em casa, a recomendação é ligar imediatamente para os bombeiros, pois estes possuem material adequado para a captura destes animais. Ele ainda destacou que após isso, os profissionais procuram não matar a criatura, buscando largá-la em zonas de mata.
Já ao se deparar com este tipo de animal em zonas de mata, o Tenente explica que este é o habitat destes seres e a instrução é deixar o animal seguir o seu curso natural, já que estes, de acordo com ele, atacam apenas em última estância, caso se sentirem ameaçados.
Prefeitura de Estância Velha anuncia horário diferenciado para o fim do ano
“Vale lembrar que quando for para estes locais, o ideal é usar botas de borracha até o joelho, bem como materiais que protejam, usando também utensílios para abrir caminho e tatear o chão” recomenda Duarte.
Se, por fim, mesmo assim houver a picada de algum animal venenoso, o primeiro passo é identificá-lo, e, se possível, levá-lo junto ou tirar uma foto, para que possa se usar o soro antiofídico correto, e se deslocar o mais rápido possível para o hospital.
“Porém, destaco que é importantíssimo tomarmos todos os cuidados para evitar chegarmos nestes finalmentes, pois estas criaturas podem ser muito perigosas, e muitas vezes, um descuido pode ser fatal”, disse o Comandante.