Conecte-se conosco

Notícias

Brasileiros de Nova Petrópolis são presos no Uruguai por tráfico internacional de armas

01/08/2025 - 15h26min

Atualizada em 02/08/2025 - 18h52min

Nova Petrópolis –  Na segunda-feira (28), dois moradores de Nova Petrópolis e uma natural de Quaraí foram presos na cidade de Artigas, no Uruguai, durante a Operação Capella, que desmantelou uma rede internacional de tráfico de armas.
A ação resultou na apreensão de 13 armas de fogo (rifles, pistolas, espingardas e revólveres), cerca de 10 mil cartuchos de diversos calibres e mais de 400 mil espoletas e ogivas. Também foram confiscados celulares, dinheiro em várias moedas, veículos com compartimentos ocultos e até mísseis balísticos.
Investigação e operação
A operação foi conduzida pela Diretoria de Informação Tática da Delegacia de Polícia de Artigas, sob supervisão da Promotoria de Justiça do 2º Turno. O trabalho de inteligência possibilitou identificar os suspeitos, seu modo de atuação e manobras financeiras realizadas na região.
As equipes, com apoio do Programa de Alta Dedicação Operacional (PADO) e do Grupo de Reserva Tática (GRT), também invadiram uma loja de armas em Artigas, onde apreenderam computadores, um HD externo, documentos e grande quantia em dinheiro.
Condenações
Os detidos foram julgados pela Justiça uruguaia e condenados:
•E.R.R., 36 anos, de Nova Petrópolis – condenado a 4 anos de prisão por tráfico internacional de armas de fogo;
•N.S.M.D., 27 anos, natural de Quaraí – condenada a 18 meses de prisão como cúmplice;
•L.A., 34 anos, de Nova Petrópolis – condenado a 8 meses de prisão como cúmplice, com desconto pelo tempo já cumprido.
Destinação dos materiais
A Justiça determinou o confisco do dinheiro em favor do Conselho Nacional de Drogas, a destruição de parte dos cartuchos e a transferência das armas apreendidas para a Direção Nacional da Polícia Científica, para análise forense e posterior envio ao Serviço de Materiais e Armamento.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.