Notícias
Câmara de Estância Velha repudia novos pedágios

Na sessão ordinária de terça-feira, 18, o plenário aprovou a Moção de Repúdio pela criação de novas praças de pedágio em rodovias estaduais da região.
Conforme a moção, o anúncio recente, feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul referente à criação de pelo menos doze novas praças de pedágio em rodovias estaduais da região é uma medida que, além de carecer de diálogo efetivo com a sociedade e os municípios impactados, representa mais um ônus financeiro injustificável aos cidadãos, sobretudo àqueles que utilizam diariamente essas vias para o trabalho, o transporte de mercadorias, o deslocamento familiar e o desenvolvimento econômico local.
A moção de repúdio ainda destaca que a proximidade entre as praças projetadas e os valores propostos do pedágio demonstram ausência de sensibilidade social e administrativa, configurando-se como uma ação desumana com os consumidores e trabalhadores, que já enfrentam alto custo de vida, combustível caro e uma sobrecarga de tributos em praticamente todas as áreas.
”É inaceitável que, em um contexto de exaustão tributária, o Estado insista em políticas que penalizam ainda mais o contribuinte e inibem o desenvolvimento regional, em vez de investir em alternativas sustentáveis de manutenção e ampliação da infraestrutura viária”, disse Edenilson Klaus (PP).
O que é uma moção?
É uma proposta apresentada por um dos Vereadores ao Poder Legislativo, onde o parlamentar utiliza desse artifício para se manifestar sobre determinada questão, parabenizando, apoiando ou a repudiando. Esses documentos são votados em Sessão Ordinária, caso sejam aprovados, as cópias serão enviadas às pessoas citadas na Moção.