Conecte-se conosco

Notícias

Campanha do TSE pede que população não deixe de votar

05/09/2018 - 09h12min

País – Com a descrença crescente na política a população têm pensado, cada vez mais, em abster-se de votar. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem tido receio de que as eleições deste ano batam todos os recordes históricos de abstenção, quando o eleitor simplesmente não vai às urnas.

Nos últimos anos a média ficou entre 15% e 20% das pessoas aptas a votar não exerceram o seu direito. Com o objetivo de evitar a falta, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha contra a falta na hora de ir às urnas. A iniciativa, veiculada em emissoras de TV, rádios e redes sociais, tem o objetivo de sensibilizar os eleitores sobre a importância do voto.

A ação tem como objetivo alertar o cidadão de que não ir às urnas ou votar em branco gera impactos no processo eleitoral, contribuindo para a escolha de governantes e legisladores com legitimidade reduzida e baixa representatividade junto à população.

Hoje, caso alguém não vote e não justifique a falta, paga multa de R$ 3,51. Por ser muito baixo, o custo de não votar acaba estimulando a abstenção. Pela legislação brasileira, o voto é obrigatório, mas as punições a quem não cumpre seu dever são leves. O pleito deste ano acontece no dia 7 de outubro.

LEIA TAMBÉM

Motorista aposentado é preso após tentar fugir pela contramão na BR-290, em Eldorado do Sul

Mesmo com liminar, família não consegue transferência e idosa morre no Hospital São José, em Ivoti

Caminhoneiro saiu ileso no acidente em Picada Café

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.