Notícias
Canoas doa área para nova passarela na BR-116
A Prefeitura de Canoas decidiu doar à União duas pequenas áreas onde serão instalados os pilares de sustentação da nova passarela de pedestres da BR 116, que ligará a rua Domingos Martins com a avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, na área central da cidade. A estrutura será erguida a cerca de 30 metros da atual passagem que, mais tarde, será desativada. A decisão de repassar ao Dnit os espaços já foi oficializada e aprovado o anteprojeto. “A nova estrutura será mais vantajosa para os usuários, feita em aço, propondo mais segurança e comodidade. Os trabalhos de implantação devem iniciar em 30 dias”, disse o secretário municipal de Obras, Adalberto Schen.
De acordo com o Dnit, estudos e projetos nortearam todos os locais de implantação das passarelas, principalmente quanto à concentração de pessoas, incidência de acidentes e atropelamentos com morte, bem como solicitação pública e desapropriações necessárias. O investimento da passagem que ligará a Domingos Martins com a Dr. Sezefredo Azambuja Vieira é de aproximadamente R$ 3,5 milhões. Ainda, de acordo com a autarquia, a estimativa de execução dos trabalhos é de 10 meses, em razão dos limites orçamentários.
A estrutura integra plano de construção de 19 passarelas previstas para o trecho metropolitano da BR 116 no Rio Grande do Sul. Quatro delas (duas em São Leopoldo, uma em Novo Hamburgo e outra em Esteio) foram entregues à comunidade na semana passada. Outras 15 ainda serão erguidas no trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. O investimento total é de R$ 72,9 milhões.