Notícias
Casal conta como encontraram no interior de Herval um lugar para chamar de lar
Santa Maria do Herval – Todos sabem das maravilhas e da qualidade de vida que a região possui. Por conta disso, um casal atravessou o Estado, há mais de 400 km de distância, para se mudar para o interior do Teewald e chamar esta terra de casa. Eles vieram de Ijuí e já estão morando por aqui desde a metade de 2020.
Ao chegar, Dieter e Rosângela Trebien, ambos aposentados, ainda realizaram algumas pequenas modificações na chácara, em meio ao inverno, e ficaram encantados com a receptividade da comunidade hervalense. Casados há 32 anos e com um filho de 31, que reside fora, eles buscaram a qualidade de vida ao se mudarem para Herval.
“Fomos muito bem acolhidos pelos vizinhos, todos muitos gente boa. Embora o inverno fosse difícil pelo frio, a gente teve muita ajuda dos nossos vizinhos, ajudando a instalar fogões e nos trazendo até cobertas. Tu não vê na cidade grande esse acolhimento”, disse Rosângela.
Ela conta que estavam olhando chácaras em outros municípios da Serra, mas ficaram apaixonados pelas belezas do interior do Teewald. “A gente jamais pensou em procurar uma chácara por aqui. Foi Deus que colocou a gente aqui. É muito tranqüilo. O único barulho que tem é dos animais mesmo. Aqui é um pequeno paraíso”, completou.
Já se sentem em casa
Para Rosângela, a adaptação dela e do marido foram quase que instantânea, visto que o local era exatamente aquilo que eles estavam procurando para suas vidas. “Aqui tem origem alemã e meu marido se sente a vontade falando com os outros em alemão. Parece que a gente faz parte deste lugar há muito tempo. Acho que jamais trocaria aqui por nenhum outro lugar”.
Ela também fala que um dos motivos por decidir em morar em Herval foi a qualidade da conservação das estradas do interior. “Esta escolha foi até rápida, mas agente já sabia o que queria: um lugar tranqüilo com muito verde, que a gente pudesse plantar alguma coisa e ter uns bichinhos, para aproveitar o resto da vida. Não tivemos um choque em vir morar aqui. Foi uma maravilha”.
Apaixonados por animais
Entre os principais afazeres do casal na chácara está o cuidado com os animais. Eles criam marrecos, patos, gansos, garnisés, galinhas, ovelhas, peixes, hamsters e coelhos. Estes dois últimos são os preferidos deles, e a criação já vem de outros tempos. “Nós morávamos no apartamento e eu já tinha cinco coelhos. Eu queria animal que desse para pegar no colo, que não fizessem barulhos e que fossem mansos. Temos uma rotinha de limpeza das gaiolas e todos os cuidados. Todos têm nome e todos têm uma personalidade. Cada bicho é diferente”, finalizou Rosângela.