Destaques
Casal de Morro Reuter ganha a vida vendendo artesanato nas ruas de Dois Irmãos
Por Luis Soares
Dois Irmãos- Fabiano Schorr Gonçalves, 42 anos, e Caroline Rodrigues Santiago, 38 anos, são artistas de rua e estão sempre trabalhando nas ruas de Dois Irmãos. Moradores de Morro Reuter e casados há 7 anos, Fabiano e Caroline trabalham com artesanato manual, feitos com arames, pedras e linhas. Eles afirmam que esse trabalho é o ganha pão da família. O casal têm um filho e outro está a caminho. Além do Valentin, Caroline está grávida da Jasmim. Fabiano conta que trabalha com artesanato de rua já faz 20 anos, mas que o momento não está sendo fácil e ele terá que trabalhar na área industrial.
“ Estou nesse meio de arte manual já faz 20 anos. Nossos produtos são feitos de arames, pedras e linhas. Eu me encarrego dos trabalhos de criação dos arames e pedras, a Caroline fica com a parte das linhas. Fizemos com carinho e assim buscamos nosso ganha pão, trabalhando com honestidade. Mas nos últimos tempos está muito difícil e terei que ir trabalhar em fábricas. Mas vou continuar fazendo minhas artes aos finais de semana” destaca Fabiano.
A Caroline por sua vez, salienta que escolheu essa profissão há cerca de 7 anos e que hoje os clientes já viraram amigos. “Viemos vender nossos produtos em Dois irmãos, pois aqui as pessoas nos aceitam com carinho. Estamos sempre aqui pelo centro da cidade e muitos dos nossos clientes já são mais que clientes, são amigos. Eu já fiz teatro, me apresentava em eventos nas escolas, em eventos nas comunidades lá em Porto Alegre. Gosto do que faço” finaliza. A forma diferente de trabalhar é o que chama atenção de quem procura os produtos do casal, não é apenas entregar o produto, segundo eles, existe uma orientação de escolha, para da cor, um significado, esse é o diferencial do trabalho.