Conecte-se conosco

Destaques

CDL de Dois Irmãos divulga nota de esclarecimento sobre abertura do comércio

06/04/2020 - 11h51min

Atualizada em 06/04/2020 - 13h50min

Dois Irmãos – Uma reunião entre a diretoria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Dois Irmãos na manhã desta segunda, 6, culminou com a divulgação de uma nota de esclarecimento, através da qual a entidade do comércio se posiciona a respeito dos últimos acontecimentos.
A reunião foi realizada pela diretoria, onde foram abordados os problemas relativos aos decretos governamentais, principalmente o decreto do Governador Eduardo Leite. A entidade reforça que o momento é difícil, cheio de incertezas devido a pandemia do novo coronavírus, entretanto, reforça que neste momento é necessária a união de forças, pois é preciso somar esforços para que a crise cause o menor abalo possível, tanto na questão econômica de Dois Irmãos como na questão de saúde.
A diretoria da entidade destacou que várias reuniões foram realizadas na Prefeitura, a qual, cabe acatar as determinações do decreto do Governo do Estado. Nestas reuniões na Prefeitura, a diretoria da CDL levou os anseios dos comerciantes, onde o único avanço foi para que as lojas fossem permitidas de receber as parcelas das prestações apenas na porta, sem a permissão do cliente adentrar. Além disso, a Federação das CDLs, que representa as CDLs do RS tentou, sem sucesso, agendar uma reunião com o Governador do Estado, então, enviou uma carta ao Governo pedindo a autorização para reabertura do comércio em todo o Rio Grande do Sul a fim de permitir que todos os setores da economia permanecessem em funcionamento. Importante lembrar que ao Município cabe acatar as determinações oriundas do Governo

Nota divulgada pela CDL na manhã desta segunda-feira, 6

EM TEMPO
O presidente da CDL, Ademir Berlitz, antes desta reunião, conversou com o presidente do Sindicato Patronal, Vicente Bender, onde um dos assuntos abordados é a crise econômica do setor, o desemprego e os pedidos para produção que há nas indústrias calçadistas. Além da preocupação da saúde, há também a preocupação com a economia, visto que o setor da indústria calçadista é a base da economia local, o qual está sendo afetado pela crise do coronavírus, e, ao que tudo indica, será ainda mais afetado, porque muitas indústrias não vão conseguir manter o quadro de funcionários e nem de produção, pela falta de material e de insumos.

CONFIRA A NOTA, NA ÍNTEGRA
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos vem esclarecer algumas situações ocorridas nos últimos dias com relação às decisões tomadas à nível municipal em referência à ordem de fechamento dos estabelecimentos comerciais da cidade.
Não é novidade que Dois Irmãos, assim como o resto do mundo, passa por um momento muito difícil, cheio de incertezas quanto ao futuro próximo, em decorrência da pandemia COVID-19. Há necessidade de união entre todos, é época de somar esforços buscando uma solução para todos que permita causar o menor abalo possível tanto na questão econômica como na da saúde, e este parece ser o grande desafio, já que inexiste solução plena, não estamos diante de uma conta matemática.
Vivemos na era da informação, conseguimos ter a acesso a ela de forma muito fácil e rápida, porém, é preciso tomar cuidado e saber avaliar o que é pertinente e o que é NÃO É VERDADEIRO. Constantemente recebemos informações FALSAS, que denigrem e difamam as empresas que estão a todo custo tentando achar soluções para a situação que nos encontramos no momento.
O COVID-19 é um vírus altamente contagioso, os poucos estudos existentes ainda não permitem tirar conclusões seguras sobre o mesmo, tanto que não há vacina para prevenir o contágio e medicação comprovadamente eficaz para tratamento de quem foi infectado. O que se tem até o momento são recomendações oriundas dos órgãos públicos de saúde e a experiência havida em outros países onde o vírus infelizmente ainda não foi controlado. Entre as várias orientações destaca-se a de ocorrer aglomerações e, principalmente, a do isolamento social, esta última talvez a de maior impacto no cenário social e econômico, os quais afetam decisivamente o comércio de produtos e serviços.
Por esse motivo, a CDL não vem medindo esforços no sentido de buscar uma solução equilibrada que beneficie a todos. Reuniões na Prefeitura foram realizadas para levar os anseios dos comerciantes do nosso município. O único avanço alcançado em reunião realizada na semana passada foi a permissão para que as LOJAS pudessem receber as parcelas das prestações apenas na porta, sem a permissão do cliente adentrar. Além disso, a FCDL-RS, que representa as CDLs do RS tentou, sem sucesso, agendar uma reunião com o Governador do Estado. Uma carta foi deixada para o mesmo onde constou o desejo de que fosse autorizada a abertura do comércio em todo o Rio Grande do Sul a fim de permitir que todos os setores da economia permanecessem em funcionamento.
Importante lembrar que ao Município cabe acatar as determinações oriundas do Governo Estadual, neste caso, o Decreto nº 55.154, de 1º de abril de 2020, o qual reitera a declaração de estado de calamidade pública e endureceu as medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia, entre elas a proibição de funcionamento de comércio e serviços não considerados essenciais. Vimos nos últimos dias alguns Prefeitos declararem que iriam permitir a abertura do comércio em suas cidades, justificando que possuíam segurança jurídica para tal, e, pouco tempo depois, desistirem, após serem notificados pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal sob pena de responderem processo penal.
A CDL de Dois Irmãos reafirma sua condição de representante do comércio de Dois Irmãos, até porque é composto por empresários da vários ramos, e continuará empenhando esforços para buscar alternativas que permitam a continuidade dos negócios locais e a manutenção da saúde de todos, utilizando-se sempre do diálogo e avaliando todos os posicionamentos, não compactuando, entretanto, com ofensas, opiniões e manifestações individuais ou coletivas que nada somam e não garantam a permanência da ordem em nossa cidade.
Atenciosamente, Direção CDL – Dois Irmãos

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.