Notícias
Cervejaria de Santa Maria do Herval conquista medalha de ouro e prata em concurso nacional
Wig’s está no mercado desde 2016
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | A Wig’s Craft Beer conquistou duas medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas realizado na semana passada em Blumenau – SC. A de ouro foi pela Altbier, através da categoria German-Style Altbier, e prata pela Pilsen através da American-Style Lager.
Para o cervejeiro Jonathan Arthur Seger, 34 anos, foi uma grande satisfação conquistar estes prêmios. “Estamos falando do maior concurso de cervejarias independentes do mundo.”
A trajetória da Wig’s é recente, estando no mercado desde 2016 e com fábrica própria no município entre o final de 2020 e início de 2021. E, isso, torna a conquista ainda mais especial pois consolida a constante busca por excelência do jovem cervejeiro.
MELHORIA CONTÍNUA
“Meu trabalho parte do princípio de melhoria contínua. E com isso está aí o resultado, a gente conseguiu bem rapidinho uma medalha de ouro e uma de prata na Pilsen que é uma das categorias mais concorridas”.
A Pilsen é produzida desde o início. Ela passou por transformações mas sem jamais perder a essência cuja receita foi criada pelo próprio Jonathan.
Já a Altbier começou a ser fabricada em 2021. É uma cerveja alemã e, como próprio nome diz, antiga. “É considerada a cerveja mais antiga produzida na Alemanha”. E para fazer jus a descendência, através do incentivo do Vale Germânico, Jonathan criou a receita, aprimorando-a e conquistando a medalha de ouro.
Sobre a Altbier:
Apresenta uma carga mais alta de lúpulo e um nível mais alto de amargor, porém equilibrado com o malte. Curiosidade: alt no alemão significa antigo, o que mostra a tradição de produção desta cerveja no norte da Alemanha, principalmente na cidade de Düsseldorf, onde o estilo nasceu.
Já a pilsen:
A cerveja puro malte Pilsen possui 100% de malte de cevada, ou seja, é produzida sem nenhum adjunto de cereais não maltados (como milho e arroz, os mais comuns). É uma cerveja leve e clara, de cor amarela dourado.
Cervejas premiadas
Mais premiados na região
Ao todo, oito tipos de cervejas produzidas por quatro integrantes do Caminho das Cervejarias Artesanais do Vale Germânico receberam premiações.
Foram avaliadas mais de 4 mil amostras de 567 cervejarias de 21 estados brasileiros. A comissão julgadora foi formada por mais de 100 jurados de diferentes nacionalidades.
– Wig´s Craft Beer (Santa Maria do Herval): 1 ouro e 1 prata
– Green Head (Novo Hamburgo) – 1 ouro e 1 bronze
– Hunsruck (Dois Irmãos) – 2 prata e 1 bronze
– Brew Up (Campo Bom): 1 prata
Entre os três maiores concursos do mundo
Considerado o maior torneio cervejeiro da América Latina e o maior concurso de cervejarias independentes do planeta, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) figura entre os três maiores do mundo. Em 2024, chegou a sua 12ª edição.